A 2ª do STF Turma barra suspensão da cassação de Francischini, os ministros Nunes e Mendonça ficam sem graça - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

A 2ª do STF Turma barra suspensão da cassação de Francischini, os ministros Nunes e Mendonça ficam sem graça

O  Deputado que já havia sido cassado pelo TSE, e depois o  ministro Nunes Marques  suspendeu a  decisão   e ainda querendo driblar a justiç...


Deputado que já havia sido cassado pelo TSE, e depois o ministro Nunes Marques suspendeu a decisão e ainda querendo driblar a justiça levou para a 2ª turma a qual é composta por ele e o ministro Bolsonarista André Mendonça, perderam ontem dia (7) por 3x2.

STF derruba decisão que devolveu o mandato ao deputado Fernando Francischini Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

Em uma tentativa clara de salvar os aliadados de Bolsonaro, nesta terça-feira (7), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou uma decisão do ministro Nunes Marques que devolveu o mandato ao deputado estadual Fernando Francischini (União-PR). E por 3 votos a 2, os ministros derrubaram a medida de Nunes.

A decisão de Nunes Marques foi dada na semana passada, quando suspendeu a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato de Francischini por divulgar supostas notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, uma praxe de todos os bolsonarista.

Para o ministro do STF, não era possível afirmar que a transmissão ao vivo feita por Francischini sobre as urnas havia impactado a eleição. Além disso, Nunes Marques também apontou que a soberania popular deveria ser respeitada.

Nunes Marques foi acompanhado em seu voto na Segunda Turma pelo ministro André Marques. Já os ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram contra, o que derrubou a decisão do relator e manteve a cassação de Fernando Francischini.

Em seu voto, Fachin apontou que “a existência de um debate livre não compreende o salvo-conduto para agir, falar ou escrever afirmações notoriamente falsas ou sabidamente sem fundamentos que só visam tumultuar o processo eleitoral. Não existe direito fundamental em atacar a democracia”.

Da redação

Nenhum comentário

Pixel

Pixel