Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

GDF Mais Perto do Cidadão celebra Mês das Crianças com serviços, brincadeiras e cuidado animal em São Sebastião

Edição especial do programa reúne ações de cidadania, lazer e saúde, além de inscrições para casamento comunitário Brincadeiras, arte, cidad...


Edição especial do programa reúne ações de cidadania, lazer e saúde, além de inscrições para casamento comunitário

Brincadeiras, arte, cidadania e cuidado social marcaram a 62ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que chegou a São Sebastião nesta sexta (17) e sábado (18). O evento ocorre no Parque de Exposição do bairro Bela Vista, com entrada gratuita.

Com a presença da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, a ação reuniu em um só espaço serviços gratuitos de cidadania, assistência, capacitação e lazer, além de uma programação especial em comemoração ao Mês das Crianças.

A 62ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão levou dois dias de brincadeira, saúde, bem-estar e cidadania para São Sebastião | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Foram mais de 400 mil pessoas atendidas em mais de 62 edições desse programa. A gente não espera o cidadão nos procurar, é o governo que chega perto do cidadão. É um programa que abraça a população com serviços feitos para um atendimento em família, porque a pessoa às vezes vem buscando um serviço e, chegando, recebe dois, três ou mais. É uma estrutura robusta com um grande número de servidores”, destacou a governadora em exercício, Celina Leão. Ela recordou, ainda, do hospital que será construído na região: “São muitas obras e muitas coisas acontecendo em São Sebastião que estão transformando essa cidade”.

Entre as novidades desta edição, a Sejus preparou uma tenda temática infantil com games, brincadeiras lúdicas e brinquedos de madeira produzidos pelos reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), órgão vinculado à secretaria. Os pequenos puderam levar para casa carrinhos, ioiôs e jogos de damas feitos artesanalmente nas oficinas de marcenaria do sistema prisional.

“Nós estamos ainda no Mês das Crianças e no Outubro Rosa, então todas as nossas parceiras e voluntárias estão com informações para as mulheres em relação ao câncer de mama, além de uma atração especial com as crianças com oficina de pintura e arte. E temos os nossos projetos especiais de atendimento à população, que mostram cada vez mais que o Governo do Distrito Federal se faz presente em todas as cidades, com o melhor serviço e com as melhores pessoas”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O cobrador Matheus Oliveira levou a cachorrinha da família para vacinar: “Foi um excelente atendimento, muito rápido, o pessoal foi muito carinhoso com os cachorros”

População satisfeita

Além das atrações infantis, a edição de São Sebastião trouxe uma nova frente de serviços voltada aos tutores de animais domésticos. Um trailer especial da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) esteve no local para realizar inscrições para castração gratuita de pets, totalizando 160 vagas durante os dois dias de evento.

Na sexta-feira (17), foram disponibilizadas 90 vagas — 50 para cadelas, 20 para cachorros, 10 para gatas e 10 para gatos. No sábado (18), das 9h às 12h, foram abertas 30 vagas para cadelas, 20 para cachorros, 10 para gatas e 10 para gatos. As cirurgias serão realizadas posteriormente em clínicas credenciadas pela Sepan. O público também pôde vacinar seus animais, ampliando o cuidado e o bem-estar dos pets da região.

Nadia Silva, dona de casa: “Estou achando muito legal, bom e divertido. É uma oportunidade muito boa para trazer nossos filhos e resolver as nossas coisas, como a Defensoria Pública e os serviços do Cras, que já utilizei, além da sessão temática com pinturas”

Entre os atendidos estava o cobrador Matheus Oliveira, 29, que aproveitou para vacinar a cachorrinha da família, Lua. Ele elogiou o atendimento das equipes e ressaltou a importância das oportunidades oferecidas pelo evento. “Vim para não perder essa oportunidade que o GDF está proporcionando. Foi um excelente atendimento, muito rápido, o pessoal foi muito carinhoso com os cachorros. Para a comunidade de São Sebastião é excelente, porque nem todo mundo tem acesso ou condições de levar o pet a lugares mais distantes. Ajuda bastante a prevenir doenças como a raiva, que é muito perigosa para a população. É um jeito de mostrar que estão olhando para a gente e nos sentimos acolhidos por essa gestão”, observou.

A dona de casa Nadia Silva, 31, também utilizou os atendimentos do programa e destacou que a programação agradou à filha pequena: “Estou achando muito legal, bom e divertido. Tem várias coisas para as crianças, serviços da Secretaria de Saúde, do GDF. É uma oportunidade muito boa para trazer nossos filhos e resolver as nossas coisas, como a Defensoria Pública e os serviços do Cras, que já utilizei, além da sessão temática com pinturas. Minha bebê está achando muito divertido”.

Entre os serviços disponíveis no evento estão também as inscrições para a 4ª edição do Casamento Comunitário 2025, marcada para 7 de dezembro. Casais interessados puderam se cadastrar gratuitamente, conhecer detalhes da cerimônia e conferir uma maquete do bolo e o mostruário de vestidos de noiva.

Da redação do Portal de Notícias

Arquivo do blog

Pixel

Pixel