Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da SRS Governador Valadares promove oficinas e capacitação

 

Nos dias 7 e 20/5, o Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou importantes ações voltadas ao fortalecimento das investigações de óbitos e à qualificação da assistência prestada nos municípios da região.

No primeiro encontro, enfermeiros da Atenção Primária participaram de uma capacitação sobre investigação de óbitos maternos, infantis e fetais. Já no segundo dia, foi promovida uma oficina prática com profissionais da saúde e integrantes do comitê, abordando fluxos, formulários e análises de casos reais.

De acordo com a médica Katiuscia Rodrigues, referência do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da SRS Governador Valadares, os comitês possuem papel fundamental na prevenção de novos óbitos evitáveis. “Os comitês de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal são muito importantes porque, através de um evento sentinela, conseguimos estudar o óbito, entender o que aconteceu e detectar possíveis falhas que poderiam ser corrigidas para evitar que outros óbitos aconteçam”, destacou.

Ela explicou ainda que o trabalho envolve uma investigação detalhada, incluindo informações do pré-natal, da assistência especializada, do parto, do puerpério e do cuidado com a criança. “É um trabalho muito minucioso, que exige técnica e integração entre os serviços. Na oficina, simulamos um caso real e discutimos os formulários e os fluxos de investigação, fortalecendo o entendimento dos profissionais sobre todo o processo”, completou.

Para Camila Mesquita, coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Coroaci, a capacitação contribuiu significativamente para o aprimoramento das investigações. “Conseguimos entender, de forma didática, a importância e como é feita a investigação de óbito fetal e infantil. Acredito que os trabalhos irão melhorar em relação às investigações e também na formação dos comitês com integrantes da assistência, avaliando os serviços prestados e atentos às melhorias necessárias para mitigação dos óbitos evitáveis”, afirmou.

A oficina contou ainda com a participação de facilitadores experientes da região. Maria Cláudia Macedo, membro do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Governador Valadares, ressaltou a relevância da troca de experiências entre os profissionais. “Foi extremamente importante poder levar um pouco da nossa vivência e contribuir para o fortalecimento das investigações e da atuação dos comitês municipais”, destacou.

Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão 

Foto: Paula Andressa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent in Technology