Com uma trajetória de mais de 40 anos no setor financeiro, o novo presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, assumiu oficialmente o cargo nesta quinta-feira (27). Ele se torna o 22º líder da história do banco, sendo seu nome aprovado pelo Banco Central na última quarta-feira (26). A cerimônia de posse foi conduzida por Marcelo Talarico, presidente do Conselho de Administração do BRB.
Ao iniciar seu mandato, Souza destacou a importância do trabalho conjunto e da dedicação para alcançar resultados sólidos. Ele enfatizou que seu objetivo é promover melhorias sustentáveis enquanto valoriza as pessoas. Em sua declaração, reforçou o compromisso com a missão e os valores do banco, buscando superar desafios com respeito mútuo e consolidar a imagem do BRB como um banco confiável e robusto.
A experiência do novo presidente respalda sua liderança. Natural de São Paulo e criado no Piauí, Souza é graduado em Letras e Psicologia e possui MBAs em Consultoria Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB) e em Administração e Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro. Sua carreira no setor financeiro começou como menor aprendiz no Banco do Brasil e, posteriormente, ingressou na Caixa Econômica Federal por meio de concurso público em 1979.
Dentro da Caixa, ocupou várias posições estratégicas, incluindo a vice-presidência de Habitação, além de ter liderado a instituição como presidente em 2018. Também presidiu organizações relevantes como o Banco do Nordeste (BNB), a Desenvolve SP e a BrasilCap. Mais recentemente, atuava como vice-presidente da Elo.
Reconhecido pelo perfil técnico e por priorizar governança, transparência e gestão de riscos, Souza promete implementar um "choque de gestão" para fortalecer a eficiência e a reputação do BRB. Seu enfoque também está na valorização dos empregados e na promoção do desenvolvimento da população de Brasília.
Informações da redação do Portal de Notícias