Entenda como é elaborado o cardápio nas unidades de acolhimento do GDF! Confira - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Entenda como é elaborado o cardápio nas unidades de acolhimento do GDF! Confira

Encontro foi dividido em duas etapas, tendo como tema central a alimentação | Foto: Cláudia Coelho/Sedes Os  Representantes dos acolhidos pa...


Encontro foi dividido em duas etapas, tendo como tema central a alimentação | Foto: Cláudia Coelho/Sedes

Os Representantes dos acolhidos participam da discussão juntamente com membros da Secretaria de Desenvolvimento Social e a empresa responsável pelo fornecimento da alimentação.

Executores, servidores, usuários e acolhidos participaram da terceira reunião de alinhamento de informações e de cardápios para as unidades de acolhimento institucional e dos Centros Pop, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O encontro foi realizado na sexta-feira (15), na sede da Gran Nutriz, empresa que fornece refeições às unidades assistenciais.

A reunião deste mês foi dividida em duas etapas. A primeira foi relacionada à rotina de recepção e armazenamento de alimentos, fluxo de manejo e preparo, acondicionamento e transporte das refeições. Já a segunda etapa consistiu no nivelamento das informações e de forma participativa, alterando o cardápio de refeições fornecidas, conforme orientações de nutricionistas da Sedes, com o aval dos gestores das unidades socioassistenciais.

O fornecimento de alimentação para as pessoas que se encontram em regime de acolhimento é feito todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. O sistema é composto de desjejum – com o café da manhã -, almoço e sobremesa, lanche da tarde, jantar e a ceia, que é uma alimentação leve antes de dormir.

Refeições diárias

“Essas reuniões são para ajustar um cardápio harmônico, com variedade de proteínas, legumes e frutas, com uma boa aparência e saboroso”
Roberta Rodrigues, nutricionista da Sedes

Para a população em situação de rua frequentadora dos Centros Pop, são ofertadas diariamente quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Representante do Movimento População de Rua, Hally Borba levou para a reunião a questão de melhorias no cardápio para as pessoas com restrições alimentares, sugestão que será analisada e direcionada.

Outra questão levantada foi a nutrição saudável e segura, elaborada conforme o padrão nutricional em conformidade com a percepção e satisfação do público atendido.  “Essas reuniões são para ajustar um cardápio harmônico, com variedade de proteínas, legumes e frutas, com uma boa aparência e saboroso”, explica a nutricionista Roberta Rodrigues, da Sedes. “Sobretudo, evitamos a repetição de alimentos, dando a preferência para legumes e frutas da estação.”

A reunião faz parte de um cronograma de alinhamento entre as subsecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional e de Assistência Social, que mensalmente se reúnem para trocar experiências e ajustar melhorias no serviço de oferta de alimentação. Outras rodadas de debate vão ocorrer nas próximas semanas. Todos os encontros são abertos aos envolvidos entre beneficiários, servidores, executores e representantes da empresa contratada por licitação.

Da redação com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

Nenhum comentário

Pixel

Pixel