Um termômetro vivo da civilização é um dos mais novos lançamentos da Editora Dialética - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Um termômetro vivo da civilização é um dos mais novos lançamentos da Editora Dialética

  O Distrito Federal é o lar de incríveis escritoras e escritores, porém desta foi a vez de Vanessa de Jesus Queiroz. O LIVRO E SEU CONTEXTO...

 O Distrito Federal é o lar de incríveis escritoras e escritores, porém desta foi a vez de Vanessa de Jesus Queiroz.

O LIVRO E SEU CONTEXTO

Lançado pela Editora Dialética o livro de Vanessa de Jesus Queiroz "Um termômetro vivo da civilização: higiene pública e cólera-morbo na Gazeta Medica da Bahia (1866-1870)" Vanessa Queiroz apresenta a Gazeta Medica da Bahia ao (à) leitor (a), ora dialogando, ora destacando pontos deixados no escuro pela historiografia tradicional.

Ademais, a autora perscruta a higiene a higiene pública como mote da publicação. Analisa as constantes aparições da cólera-morbo na folha médica baiana em sua primeira fase

A estrutura contribui para o entendimento de que a medicina, os médicos e a saúde nunca são uma coisa só, nem existem de forma isolada.

A imprensa médica como conceito histórico e lugar de alteridade, conforme apresentada pela historiadora, ratifica a assertiva.

SOBRE A AUTORA

Vanessa de Jesus Queirz é licenciada e bacharela em História pela Universidade de Brasília (2015), Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Universitário de Brasília (2020), Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (2018).

Com atuação na linha de História Social, sua temática de trabalho refere-se a sentidos sociopolíticos da medicina no Brasil da segunda metade do século XIX.

Mais especificamente concentra-se na investigação de debates médicos, com foco na chamada imprensa médica.

Atualmente, num doutorado em andamento (PPGHIS-UnB), investiga profissão médica brasileira na Guerra do Paraguai e significados de notícias sobre o conflito publicadas em dois importantes jornais especializados do Império- A Gazeta Medica da Bahia e os Annaes Brasilienses de Medicina-, e noutros escritos sobre o mesmo assunto produzidos por médicos dentro e fora do campo de batalha.



Distinção entre doutores civis e militares, moléstias, epidemias e formação do conhecimento médico-científico no mesmo período também integram o eixo temático de estudo da pesquisadora.

Para ajudar na divulgação do livro a escritora e mestra Vanessa fez um vídeo que você pode assistir abaixo:


Para adquirir essa obra basta acessar os links

Contato da escritora

Fonte Portal de Notícias Ritmo Cultural

Nenhum comentário

Pixel

Pixel