ATITUDE DA CHAPA DA THAÍS RIEDEL, SE MOSTRA CONTRA OS 30% DE COTAS PARA NEGROS NA OAB DF! ISSO É RACISMO ESTRUTURAL - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

ATITUDE DA CHAPA DA THAÍS RIEDEL, SE MOSTRA CONTRA OS 30% DE COTAS PARA NEGROS NA OAB DF! ISSO É RACISMO ESTRUTURAL

Foto/Imagem: Foto/Reprodução  por  José Seabra - Diretor-Editor - do site  notibras Foi  Gravada por Wilson Simonal em 1967, a música  Tribu...


Foto/Imagem:

Foto/Reprodução  por José Seabra - Diretor-Editor - do site notibras

Foi Gravada por Wilson Simonal em 1967, a música Tributo a Martin Luther King começou a ecoar forte por toda Brasília no começo da noite desta quinta, 11, logo após a decisão da Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Distrito Federal, rejeitar denúncia de suposta fraude na chapa da candidata Thaís Riedel, com uso de brancos se passando por negros para atender a obrigatoriedade de cota, como determina a legislação.

A decisão do relator da Comissão Eleitoral, se não foi premeditada, foi no minico estranha, onde transportou a uma velha frase do diplomata e ex-ministro Rubem Ricúpero: que diz, o que não se presta, a gente joga debaixo do tapete.  No caso em concreto, do que se tratava? Da recomendação da Subcomissão de Heteroidentificação, criada para auxiliar a Comissão Eleitoral nas questões raciais. E a subcomissão foi clara: dos 15 candidatos que se apresentaram como negros ou pardos, 13 são brancos.

A surpresa maior, que beneficia a chapa de Thaís Riedel, veio no início da discussão da denúncia. O relator do processo desconsiderou a análise da subcomissão e repetiu Ricúpero, pelo simples fato de quem assina a denúncia tem o registro na OAB do Rio de Janeiro. 

Não precisa ser perito para concluir que os branquinhos maquiados de negros tiveram pelas mãos do relator da Comissão Eleitoral, uma suposta vitória por questão meramente processual. No mérito, a comissão que analisou a questão racial declarou 13 dos 15 impugnados como inaptos à vaga destinada aos negros e pardos.

Ex- Ricúpero, incorporado em alguém, faz ver que o racismo estrutural prevaleceu. E fica claro que uma questão de magnitude constitucional não foi analisada de ofício pela Comissão Eleitoral. Por se tratar de questão de ordem pública, a análise da fraude deveria ser de ofício, eis que chegou ao pleno conhecimento da Comissão Eleitoral a fraude na composição da chapa de Thaís Riedel, se na composição já é possível verificar possíveis fraudes como será a vida dos Advogados negros numa vitória de Thaís Riedel? Possivelmente sem nenhum espaço.

É muito triste, imoral, e até repudiante que fatos assim ainda aconteçam na capital da República onde o presidente é acusado a todo instante de racismo e genocida. Não seria excesso, portanto, supor que o presidente da Comissão Eleitoral, ao olhar-se no espelho, veja refletida a imagem do capitão.

Os negros de todas as chapas (possivelmente como exceção os da Thaís) não gostaram do que aconteceu. Ficou caracterizado que enquanto o mundo se volta contra o racismo estrutural, a Comissão Eleitoral da OAB-DF faz vistas grossas.

E voltamos no tempo, vamos ao ano 1967, agora com coro cada vez mais forte, para lembrar Wilson Simonal:

Sim, sou um negro de cor/Meu irmão de minha cor/O que te peço é luta sim/Luta mais!/Que a luta está no fim/Cada negro que for/Mais um negro virá/Para lutar/Com sangue ou não/Com uma canção/Também se luta irmão/Ouvir minha voz/Oh Yes!/Lutar por nós…/Luta negra demais/(Luta negra demais!)/É lutar pela paz/(É Lutar pela paz!)/Luta negra demais para sermos iguais/Para sermos iguais/Sim, sou um negro de cor/Meu irmão de minha cor/O que te peço é luta sim/Lutar mais!/Que a luta está no fim…/Cada negro que for/Mais um negro virá/Para lutar/Com sangue ou não/Com uma canção/Também se luta irmão/Ouvir minha voz/Oh Yes!/Lutar por nós…/Luta negra demais/Para sermos iguais.

Fizemos contatos com pessoal da chapa da Drª Thaís Riedel pelo numero 61 8407-8720, as 10:00, que nos informou que a candidata responderia nossos questionemos, no entanto até o fechamento da matéria AGORA AS 13:52, não obtivemos resposta Drª Thaís Riedel .

Da redação com colaboração das informações do site notibras

Nenhum comentário

Pixel

Pixel