Goiás registrou recuo significativo nos índices de crimes contra o patrimônio nos primeiros oito meses de 2026. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), a maior queda foi observada nos roubos de carga, que despencaram 70% no comparativo entre janeiro e agosto deste ano e o mesmo período de 2025. O desempenho é atribuído pelo Governo do Estado à continuidade das diretrizes de integração policial, uso de inteligência e investimentos em videomonitoramento.
Sob a gestão do governador Daniel Vilela, o balanço da SSP-GO indica arrefecimento nas principais modalidades criminais. Além do segmento de transporte de cargas, cujas ocorrências caíram de 10 para 3 registros, os roubos de veículos tiveram queda de 37,4%, passando de 366 para 229 casos.
Raio-x dos indicadores (Jan–Ago / 2025 vs 2026)
| Modalidade Criminal | Variação (%) |
| Roubo de Carga | -70,0% |
| Roubo de Veículos | -37,4% |
| Roubo a Estabelecimento Comercial | -34,9% |
| Roubo a Transeunte (Pedestres) | -31,3% |
| Latrocínio | -26,7% |
| Roubo a Residência | -24,8% |
| Furto de Veículos | -21,8% |
| Furto a Transeunte | -20,0% |
Estratégia e inteligência policial
Para a cúpula da segurança pública, a manutenção dos números positivos consolida um trabalho iniciado em 2019. A aposta da atual gestão centra-se na expansão de sistemas de videomonitoramento com cerco inteligente nas rodovias e divisas estaduais, além do compartilhamento de dados em tempo real entre as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.
Em pronunciamento sobre o balanço das estatísticas, o governador Daniel Vilela defendeu a perenidade das políticas adotadas no setor:
"Segurança pública exige firmeza, planejamento e continuidade. É esse trabalho que vamos preservar e fortalecer para que Goiás continue avançando no combate ao crime e na garantia da paz social", afirmou o chefe do Executivo estadual.
Outros setores estratégicos também apresentaram retração. Os crimes em comércios caíram 34,9% (de 229 para 149 ocorrências), enquanto o roubo a pedestres recuou 31,3% (de 2.706 para 1.859 registros).
Com os números consolidados do segundo quadrimestre de 2026, as forças policiais mantêm operações focadas na prevenção de furtos e na desarticulação de redes voltadas à receptação de materiais roubados em Goiás.
Da redação do Portal Lei e Política, Editor Responsavel: Carlindo Medeiros, Jornalista
