Águia de Marabá Mascote - Águia
Fundação: O Águia de Marabá Futebol Clube foi fundado no dia 22 de janeiro de 1982, na cidade de Marabá no Estado do Pará.
Resumo Histórico do Clube
Fase Amadora: O Águia teve entre seus fundadores 2 desportistas fundamentais no projeto de criação do Clube, Emivaldo Milhomen e Valtemir Pereira Lima, que era conhecido na cidade como Bezourão. Eles estavam focados no objetivo de que o novo clube de Marabá disputasse a 2ª Divisão do Campeonato Marabaense. O Clube era modesto e composto por jogadores amadores, sendo que os principais destaques daquela equipe eram os atletas Deca, Gamito e Keneddi. Em 1984, o Águia de Marabá conquistou o seu 1° título, vencendo a 2ª Divisão do Campeonato Marabaense, o que lhe assegurou o direito de disputar a 1ª Divisão no ano seguinte.
Fase Profissional: O Águia de Marabá Futebol Clube, após muito sucesso no futebol amador, no qual conquistou vários títulos municipais, resolveu profissionalizar todo seu Departamento de Futebol. Por iniciativa do Presidente da época, Jorge Nery, que procurado pelo Vereador Sebastião Ferreira Neto, conhecido no meio político como Ferreirinha, concordou em profissionalizar a agremiação, a proposta em pauta ganhou o apoio do Coronel Nunes, então Presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), da Companhia Vale do Rio Doce (hoje Vale S.A) e do empresariado local. A profissionalização do Águia de Marabá foi concretizada em 1999. Nesse mesmo ano, estreou no Campeonato Estadual Paraense ficando na 6ª colocação na Classificação Geral. Em 2000, no seu 2º ano na Fase Profissional, conquistou o título da Copa Ferreirinha, que foi a Primeira Edição da Copa “Meio Norte”, torneio criado para homenagear o idealizador do profissionalismo do Águia, disputado por equipes paraenses e dos estados do Maranhão e Tocantins, além do Clube anfitrião. Suas cores são vermelho, azul e branco, utilizadas nos uniformes e símbolos do Clube. Em sua trajetória, o Águia de Marabá já participou de 3 copas Verdes, 10 Campeonatos Brasileiro da Série C, 03 Campeonatos Brasileiro da Série D e 05 Copas do Brasil.
No dia 15 de janeiro de 2026, houve um trágico acidente com o ônibus que transportava jogadores e membros da Comissão Técnica do Águia de Marabá após participação na Copa São Paulo de Futebol Júniores de 2026. O ônibus colidiu com um caminhão parado no acostamento na BR 153 em Santa Rita de Tocantins. O preparador físico da equipe, Hector Alves de 33 anos, faleceu no local. O técnico do time, Ronan Tyezer de 44 anos, permaneceu internado no Hospital Regional de Gurupi onde veio a falecer uma semana após o acidente. Alguns jogadores tiveram ferimentos leves e foram socorridos e liberados após atendimento.
Localização: O Águia de Marabá Futebol Clube está sediado na cidade de Marabá, localizada no Sudoeste do Estado do Pará entre 2 grandes rios, o Tocantins e o Itacaiúnas.
Marabá- Pará
Estádio: O Águia de Marabá Futebol Clube manda seus jogos no Estádio Municipal Zinho de Oliveira, situado na cidade de Marabá, no Estado do Pará. É apelidado pelos torcedores de “Ninho das Aves” ou “Velho Zinho”. Foi construído em uma região de várzea e sofre com alagamentos durante as cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Tem capacidade para 5.000 espectadores.
Estádio Municipal Zinho de Oliveira – Marabá - Pará
Estatística:
Coluna do Vidal