Princesa do Solimões Mascote – Tubarão
Fundação: O Princesa do Solimões Esporte Clube foi fundado no dia 18 de agosto de 1971, na cidade de Manacapuru, Região Metropolitana da cidade de Manaus no Estado do Amazonas.
Resumo Histórico: O Esporte Clube Princesa do Solimões foi idealizado pelo desportista Antônio Ribeiro da Silva, conhecido como “Coan”, em conversa com seu amigo Francisco Bezerra, quando expressou o desejo de fundar uma nova Associação Esportiva destinada à prática do futebol, pois na cidade existia oficialmente apenas o Manacapuru Esporte Clube. Em 18 de agosto de 1971, surgiu na cidade o Princesa do Solimões. Em sequência, iniciaram os trabalhos para estruturar a nova Agremiação. As esposas dos fundadores, Maria D’Ângelo da Silva e Socorro Farias, respectivamente esposas de Coan e Bezerra, confeccionaram o primeiro uniforme do time em máquinas domésticas de costura. As primeiras reuniões foram realizadas na residência de Coan. Maria D’Ângelo era a responsável pela organização. Com o decorrer do tempo, o clube prosperou, contando primeiramente com a ajuda financeira de Manoel Mendonça e José Costa. Outros desportistas se juntaram ao grupo, como o empresário João D’ Ângelo e o eterno presidente Carlos Bessa, o Bessão. Em 1987, o Tubarão do Norte foi profissionalizado. Em 1989, disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, sendo o primeiro clube do Nordeste a disputar aquela competição. Na década de 2010, ocupou o protagonismo do futebol do estado do Amazonas, quando decidiu em sequência os campeonatos estaduais de 2013, 2014, 2015 e 2016. Conquistou apenas a edição de 2013, na qual derrotou o tradicional Nacional Futebol Clube na final. Em 2014, retornou às competições em nível nacional, disputando a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D. Na mesma temporada, em nível regional, disputou a Copa Verde. Em 2013, mais estruturado, conquistou a Taça Estado do Amazonas na final disputada contra o Fast Club. O Princesa de Solimões conquistou a Taça pelo critério de saldo de gols, vencendo o jogo de ida por 2 X 0 e perdendo o jogo de volta por 4 X 3. Em 2014, ao lado do Nacional, representou o Estado do Amazonas na disputa de competições em nível regional como a Copa Verde, nacional como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D. Em 2024, disputando o Campeonato Estadual Amazonense chegou às Quartas de Final. Em 2025, O Princesa de Solimões disputou o Campeonato Amazonense Série A e terminou a competição na 6ª colocação dentre 8 participantes.
Localização: O Princesa do Solimões Futebol Clube está sediado na cidade de Manacapuru, região metropolitana da cidade de Manaus, no Estado do Amazonas.
Cidade de Manacapuru - Amazonas
Estádio: O Princesa do Solimões manda seus jogos no Estádio Olímpico Municipal Gilberto Mestrinho, conhecido popularmente como “Gilbertão”. Localizado no Município de Manacapuru, na região metropolitana de Manaus, foi inaugurado no dia 09 de novembro de 1986, em uma partida amistosa entre Nacional Futebol Clube e Seleção de Manacapuru, tendo como resultado o empate em 1 X1. O estádio “Gilbertão” tem capacidade para 15.000 espectadores.
Estádio Municipal Olímpico Gilberto Mestrinho – Gilbertão
Estatística:
Coluna do Vidal