Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Governo do Maranhão fortalece atuação da Caema com entrega de veículos, lançamento do projeto Maraviva e ampliação na distribuição de água em São Luís

- Governo entrega novos veículos para a Caema (Foto: Brunno Carvalho) Na ocasião foram entregues novos veículos para a Caema fortalecer atua...


- Governo entrega novos veículos para a Caema (Foto: Brunno Carvalho)

Na ocasião foram entregues novos veículos para a Caema fortalecer atuação em todo o Estado.

O Maranhão agora conta com um importante serviço oferecido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema): O projeto Maraviva, que consiste na distribuição de água potável em eventos públicos. O equipamento foi entregue nesta terça-feira (16), em solenidade realizada na Estação de Tratamento da Água (ETA) do bairro Sacavém, em São Luís, com a participação do governador Carlos Brandão.

Durante a solenidade, o governador também entregou mais 86 novos veículos para reforçar o trabalho da Caema em todo o estado e assinou a ordem de serviço para reforço estrutural e aumento da produção de água da ETA do Sacavém, que vai ampliar em 70% o volume de distribuição hídrica para a região central de São Luís.

O projeto Maraviva consiste na distribuição gratuita de água potável, envasada em copos de 200 ml, para eventos públicos. O projeto vai levar até as pessoas e instituições sem fins lucrativos aquilo que é essencial para a vida: Água potável, fresca e de qualidade.

“Essa máquina envasadora vai ter um papel importante em fornecer água para os eventos institucionais do governo. Vai servir para aquelas instituições que nos pedem apoio, principalmente às instituições sem fins lucrativos”, reforçou o governador.

Já a nova frota de  veículos disponibilizada para a Caema é composta por 28 motocicletas, 32 automóveis modelo Polo, 20 picapes modelo Strada e 6 picapes modelo Hilux, totalizando 86 veículos que serão distribuídos para as gerências da capital e do interior do estado. O investimento reduzirá custos a longo prazo e diminuirá o tempo de atendimento a solicitações dos clientes, garantindo maior eficiência e segurança hídrica para a população.

“Temos que dar condições de trabalho. Toda equipe da companhia tem que estar motivada com equipamento, carro novo, com segurança, porque, afinal, para enfrentar as estradas a gente não pode correr risco de vida dos nossos servidores. A nova frota vai dar um resultado sem dúvida extraordinário”, avaliou o governador. 

Ampliação na distribuição de água

Para o presidente da Caema, Marco Aurélio Freitas, um dos principais atos governamentais do dia foi a autorização para início dos serviços que vão garantir a ampliação do fornecimento de água na ETA do Sacavém, beneficiando cerca de 300 mil pessoas de São Luís com o fim da intermitência no abastecimento d’água em vários bairros da região central capital maranhense.

“O governador Brandão está investindo mais de R$ 3 milhões aqui na ETA do Sacavém, ampliando a produção de água para atender os bairros do João Paulo, Monte Castelo, Filipinho e Centro, que é uma região que sofre bastante com intermitência e com esse novo volume de água que nós vamos estar entregando, mais 750 m³ por hora, o que representa mais de 750 mil litros por hora. Isso vai melhorar de forma significativa o abastecimento da cidade, além de reduzir a intermitência de verdade nessa região”, detalhou o presidente da Caema.

 

Maraviva: Água potável e gratuita

A produção da envasadora Maraviva já está a pleno vapor. O projeto tem capacidade para envasar de 2.500 a 3.000 copos de água potável por dia. O design dos copos foi inspirado nos azulejos coloniais e valoriza a identidade maranhense, além de conectar tradição e cuidado social.

A primeira distribuição de copos da água do projeto Maraviva aconteceu na edição deste ano da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2025), onde a iniciativa foi elogiada como símbolo de inovação no serviço público.

A água do projeto Maraviva provém dos Sistemas Produtores do Sacavém e do Italuís e passa por um rigoroso processo de tratamento. O envase conta com equipes que monitoram a qualidade da água de forma rotineira, garantindo segurança ao produto para que a água chegue pura e pronta para consumo.

A iniciativa visa garantir acesso seguro e acessível à água, reforçando a presença da Caema junto à população. De acordo com a diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas da Caema, Flávia Alexandrina, o equipamento também foi pensado para requalificar a imagem da companhia entre os consumidores maranhenses.

“Nós precisávamos fortalecer a marca institucional da Caema, fornecendo a eventos institucionais o produto da Companhia. E o que é esse produto da Caema? É água potável, água tratada. Esse projeto já existe em várias companhias do nosso país e é um sucesso. O projeto não tem o objetivo de ter lucros, realmente é voltado para instituições sem fins lucrativos”, pontuou Alexandrina.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel