Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Governo do Maranhão e Iphan entregam Igreja de Santo Antônio totalmente restaurada

    Fonte:  Secom Fotos:  Gilson Teixeira 2/9/2025 O rico acervo arquitetônico que garantiu a São Luís o título de Patrimônio Cultural Mundi...

  

Fonte: Secom
Fotos: Gilson Teixeira
2/9/2025

O rico acervo arquitetônico que garantiu a São Luís o título de Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, em 1997, passa a contar com mais um imóvel totalmente restaurado. O Governo do Maranhão, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entregou, na segunda-feira (1º), a obra de restauro da Igreja de Santo Antônio, no Centro. A solenidade foi marcada por uma missa celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pestana.

Parte integrante do complexo do Convento de Santo Antônio, a igreja histórica que leva o nome do santo casamenteiro foi totalmente reformada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). A intervenção contemplou ainda as capelas de Bom Jesus dos Navegantes e Bom Jesus da Coluna.

Para viabilizar os serviços, foi firmado um termo de cooperação técnica entre o Iphan e a Sinfra. Pelo acordo, o Iphan disponibilizou o projeto de engenharia e arquitetura, enquanto a Sinfra assumiu a execução das obras.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que representou o governador Carlos Brandão na solenidade, destacou a relevância histórica da Igreja de Santo Antônio.

“É nossa obrigação cuidar da nossa cultura e da nossa religiosidade. Por isso, o Governo do Maranhão, por meio dessa parceria com o Iphan, não mediu esforços e hoje entrega essa restauração. Este era um sonho de todos os devotos de Santo Antônio e da comunidade católica do nosso estado, além de toda a população maranhense, já que este é um bem que pertence a todo o nosso povo”, afirmou.

Durante a missa solene de reabertura, dom Gilberto Pastana ressaltou que o restauro é um presente para as gerações passadas, presentes e futuras:

“Hoje é um dia muito significativo para todos nós. Esta igreja não é só pedra. Ela é sentimento, emoção, amor, história e vida. Por aqui passaram gerações de maranhenses, muita gente chorou, celebrou e vivenciou sua fé. Agora, este templo é reaberto para cumprir sua missão de congregar e acolher a comunidade. Portanto, hoje é um dia de alegria e contemplação”, frisou.

Restauração

A obra foi considerada a maior intervenção já realizada em um conjunto capuchinho no Maranhão. Os serviços abrangeram desde a estabilização estrutural dos prédios, que estavam em condições precárias, até o restauro de altares, imagens e bens móveis integrados.

Para isso, foi montado um ateliê dentro da Igreja de Santo Antônio, com as condições necessárias à execução dos trabalhos de restauro.

Outra ação importante, por se tratar de prédio com uma estrutura antiga, foram as novas instalações elétrica e luminotécnica, assim como o sistema de combate a incêndio e o circuito de VT.

A intervenção garante maior conforto e segurança aos frequentadores da igreja, preservando suas características originais e assegurando a proteção do patrimônio histórico.

Igreja de Santo Antônio

Localizada na Praça Antônio Lobo, no Centro de São Luís, a Igreja de Santo Antônio foi construída em 1867 e possui dois anexos: a capela de Bom Jesus dos Navegantes e a capela de Bom Jesus da Coluna.

O templo integra o conjunto do Convento de Santo Antônio, inaugurado em 1625 pelos franciscanos, inicialmente com a capela de Bom Jesus dos Navegantes. Décadas depois, a Igreja de Santo Antônio foi erguida, incorporando a capela já existente.

As construções integram o conjunto arquitetônico tombado do Centro Histórico de São Luís, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial.

Anexos

  1. Governo do Maranhão e Iphan entregaram a obra de restauro da Igreja de Santo Antônio (Foto: Gilson Teixeira)
  2. O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que representou o governador Carlos Brandão na solenidade, destacou a importância histórica da Igreja (Foto: Gilson Teixeira)
  3. A obra foi considerada a maior intervenção em um conjunto Capuchinho no Maranhão (Foto: Gilson Teixeira)
  4. A obra contemplou, ainda, as capelas de Bom Jesus dos Navegantes e Bom Jesus da Coluna (Foto: Gilson Teixeira)
  5. A solenidade foi marcada por uma missa celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana (Foto: Gilson Teixeira)
  6. Fieis se reuniram na igreja para celebrar entrega das obras de restauro (Foto: Gilson Teixeira)
  7. A obra restaurou desde ascondições físicas precárias até o restauro de altares, imagens e demais bem móveis integrados (Foto: Gilson Teixeira)

Da redação do Portal de Notícias com a fonte da SECOM MA

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel