Em visita técnica, secretário de Saúde fortalece o diálogo com equipes locais Como parte do cronograma de visitas aos hospitais da Secretari...
Em visita técnica, secretário de Saúde fortalece o diálogo com equipes locais
Como parte do cronograma de visitas aos hospitais da Secretaria de Saúde (SES-DF), o Hospital da Região Leste (HRL), localizado no Paranoá, recebeu nesta sexta-feira (8) o secretário de Saúde, Juracy Lacerda. A ação tem como meta estreitar o diálogo com as equipes locais e estabelecer estratégias que aprimorem a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Essa é a terceira unidade a ser visitada pelo gestor, que já esteve no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A visita reuniu a superintendência, diretores da unidade e representantes de setores estratégicos da SES-DF.
“O primeiro passo para melhorar a rede é conhecer de perto cada processo e entender a realidade de cada hospital. Isso nos permite planejar ações mais efetivas e duradouras, evitando soluções temporárias. Ao reorganizar os fluxos, conseguimos ampliar o acesso da população a tratamentos de qualidade”, afirmou o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.
O gestor da pasta destacou o desenvolvimento de painéis de monitoramento, que permitirão acompanhar em tempo real a situação do fluxo das unidades de saúde da rede. “O painel visa fornecer informações claras e centralizadas, a fim de auxiliar na tomada de decisões e na organização dos fluxos de trabalho, promovendo a eficiência no atendimento. A intenção é começar a implementar essa ferramenta e, posteriormente, aprimorar as análises com cruzamentos de dados para otimizar ainda mais os processos”, explicou o secretário.
O grupo de gestores da SES-DF percorreu setores como a parte administrativa, a diretoria hospitalar e uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), atualmente em reforma, com previsão de conclusão até o fim do ano, quando passará a contar com dez leitos.
Para a superintendente da Região de Saúde Leste, Maria de Lourdes Castelo Branco, essa aproximação fortalece e valida o trabalho das equipes. “A visita foi proveitosa, pois abordamos questões assistenciais, como as propostas de implementação de novos sistemas, painéis e monitoramentos, e também a infraestrutura”, ressaltou.
Mais leitos
Entre as reformas já entregues está a do box da sala vermelha de trauma. Doze novos leitos devem ser inaugurados no segundo andar da unidade. As áreas da emergência também serão readequadas, criando um ambiente mais acolhedor para os pacientes.
Inaugurado em 26 de março de 2002, o HRL atende moradores do Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Lago Sul, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral. Oferece atendimento de urgência e emergência em clínica médica, trauma, pediatria, ginecologia e obstetrícia, sendo referência em ortopedia, principalmente, de cirurgias de alta complexidade.
Da redação do Portal de Notícias Com informações da Secretaria de Saúde
Nenhum comentário