Estado é o primeiro a adotar a ferramenta que auxilia no levantamento das condições de diversos componentes que interferem nas condições das...
Estado é o primeiro a adotar a ferramenta que auxilia no levantamento das condições de diversos componentes que interferem nas condições das vias
"O processo vai ser muito mais eficiente. O que antes fazíamos uma vez a cada seis meses, agora vamos fazer mensalmente em toda malha pavimentada do estado de Minas Gerais, com a utilização dessa ferramenta. É um avanço enorme que vai beneficiar tanto o estado, quanto o cidadão, que terá a certeza de que as rodovias estarão permanentemente monitoradas", afirma Pedro Calixto.
"Estamos dando início ao levantamento contínuo das rodovias pavimentadas, incluindo as concedidas. No entanto, pretendemos ampliar o uso dessa ferramenta para as não pavimentadas, fazendo uma adaptação ao sistema, junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvedora da ferramenta, para também conseguir identificar os problemas desse tipo de estrada, que hoje somam mais de 6 mil quilômetros", avalia Matheus Novais.
Como funciona
Na metodologia de monitoramento de rodovias por IA, um veículo equipado com câmera de ação percorre os trechos rodoviários a serem avaliados, coletando vídeos em alta resolução. Na sede do DER-MG, as imagens serão processadas por um software. Dez veículos equipados serão disponibilizados para fazer o levantamento da qualidade das rodovias.
Para iniciar o novo sistema, na quinta-feira (22/5), a equipe do DER-MG recebeu, pela manhã, um treinamento em campo com coleta de dados, na MG-030, rodovia que liga Belo Horizonte a Nova Lima, da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Além dessa prática, os profissionais, na parte da tarde, foram capacitados para operar o software que trabalha as informações coletadas. O professor e pesquisador da UFSC, Jorge Destri Junior, explica que a ferramenta detecta e classifica os diferentes elementos viários existentes no trecho percorrido, tais como, sinalização horizontal e vertical, elementos de drenagem, defeitos no pavimento, entre outros itens.
Com essas informações, o sistema gera arquivos georreferenciados para cada tipo de objeto identificado. Esses arquivos fornecem subsídio para análises nas áreas de segurança viária, gestão do pavimento, manutenção da via.
Conforme contrato, a ferramenta vai ser utilizada tanto para análise do índice de desempenho dos novos contratos de conservação do DER-MG, quanto para adaptação aos critérios definidos nos contratos de concessão de rodovias, sob a gestão da Seinfra.
Da redação do Portal de Notícias
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