O Deputado Iolando participa da cerimônia dos 45 anos da Emater. Unidade de Brazlândia recebeu a escritura - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

O Deputado Iolando participa da cerimônia dos 45 anos da Emater. Unidade de Brazlândia recebeu a escritura

  Emendas do parlamentar para o setor ampliou, recuperou estradas rurais e reformou e as feiras de cidade Por: Samuel Barbosa A Empresa de A...

 

Emendas do parlamentar para o setor ampliou, recuperou estradas rurais e reformou e as feiras de cidade

Por: Samuel Barbosa

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) comemorou 45 anos de fundação, na quarta-feira, 5/4, em um evento realizado na sede da instituição e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, do deputado Iolando e diversos produtores, principalmente, da área rural de Brazlândia.

Durante a cerimônia, o presidente da Emater de Brazlândia Claudinei Vieira, recebeu das mãos do governador a escritura pública do terreno do escritório da cidade. Ibaneis reforçou os planos de investimento na área agrícola, por meio da empresa, para continuar fortalecendo a agricultura no Distrito Federal. “Deixo meu carinho para toda a empresa, que valoriza a agricultura do DF. Temos que trabalhar pelos produtores rurais. As creches rurais são importantes, os canais de irrigação são importantes e os polos agroindustriais são importantes. Vamos trabalhar e apoiar nesse sentido” defendeu o comandante do Buriti.

Para o deputado Iolando (MDB) a Emater faz toda diferença no auxílio aos produtores, principalmente, na agricultura familiar. “O trabalho da Emater desenvolvido junto ao homem do campo, com orientações, visitas técnicas e palestras, valoriza cada vez mais o trabalho dos agricultores e, ainda, contribui para a economia da cidade. Por isso, sempre destinei recursos para melhorar o ambiente das feiras de Brazlândia, além de recuperação de estradas rurais”, ressaltou Iolando.

Com emendas do deputado Iolando, Feiras de Brazlândia foram reformadas e ampliadas. E, ainda, mais de 300 km de estradas recuperadas

O deputado Iolando destinou grande parte de suas emendas parlamentares para o setor rural. Em Brazlândia, por exemplo, a pedido dos produtores da região, foi reformado e ampliado o Galpão de Múltiplas Funções, também conhecido como “Feira dos Produtores”, onde foram investidos mais de R$ 800 mil reais na ampliação do Galpão passando de 1000 m² para 2.600 m². Antes eram cerca de 300 bancas, com a ampliação passou para 650 bancas, as quais foram distribuídas entre os produtores da região que comercializam seus produtos.

E, ainda, a Feira Permanente no Centro da cidade que foi totalmente revitalizada com novo Layout das bancas, onde foram investidos mais de R$ 900 mil reais em melhorias estruturais, trazendo mais conforto e tranquilidade aos feirantes e frequentadores. Atualmente conta com mais de cem trabalhadores em 176 bancas com suas produções diversas.

Além disso, todo ano, o deputado Iolando destina recursos para a realização das feiras do morango e da goiaba, que proporciona uma grande oportunidade para os produtores da região de Brazlândia exporem e venderem suas produções em um evento com diversas atrações musicais e de negócios, que levam um grande público, tanto para comprar com também para conhecer as delícias produzidas com morangos e goiabas da região. As feiras, já se tornaram conhecidas em todo o Brasil, facilitando o escoamento das produções, principalmente, em período de safra.

Estradas e escolas rurais

As estradas rurais da região de Brazlândia estão em constantes trabalhos de recuperação, principalmente nos setores próximos as escolas, onde existem várias linhas de ônibus escolares, que transportam alunos e filhos dos produtores, para diversos colégios da área rural.

Desde o ano passado, já foram recuperados cerca 288 quilômetros de estradas com abertura de bolsões e peito de pombo (uma espécie de quebra molas), para desviar parte das águas pluviais evitando as erosões nas pistas.

Além disso, o deputado Iolando destinou recursos para quase todas as escolas rurais de     Brazlândia, as quais tiveram salas ampliadas, compra de maquinários como: computadores, ar condicionado, televisores e equipamentos de laboratório.

Sobre a empresa

A Emater-DF foi criada em 7 de abril de 1978 para tornar o DF, com 70% de área rural, um verdadeiro cinturão verde e mostrar toda sua vocação agrícola. Atualmente, a capital produz mais de 1,2 milhão de toneladas de alimentos por ano. A de hortaliças atingiu 238 mil toneladas em 2022, enquanto a de grãos alcançou 974 mil no mesmo ano.Com seus 15 escritórios espalhados pelo DF, a empresa atende mais de 18 mil produtores e realiza cerca de 150 mil atendimentos por ano, por meio de oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo, reuniões técnicas, entre outros. Na área social, a empresa leva orientações sobre aposentadoria rural, benefícios sociais e políticas públicas de inclusão.

Nenhum comentário

Pixel

Pixel