Pedro Vasconcellos Sexteto apresenta o show Pat Metheny & Lyle Mays - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Pedro Vasconcellos Sexteto apresenta o show Pat Metheny & Lyle Mays

  Com entrada gratuita, o espetáculo é uma homenagem do cavaquinista brasiliense às duas lendas da música. Apresentação será nesta sexta-fei...

 


Com entrada gratuita, o espetáculo é uma homenagem do cavaquinista brasiliense às duas lendas da música. Apresentação será nesta sexta-feira (29), às 20h, na Casa Thomas Jefferson da SEP-Sul 706/906 

O cavaquinista brasiliense Pedro Vasconcellos retorna ao palco do CTJ Hall para homenagear dois grandes compositores e instrumentistas norte-americanos nas Sextas Musicais: o guitarrista Pat Metheny e seu parceiro de longa data, o pianista Lyle Mays. O show Pat Metheny & Lyle Mays será nesta sexta-feira (29), às 20h, na Casa Thomas Jefferson da SEP-Sul 706/906. A entrada é gratuita.

A apresentação também terá transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que conta com o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

Para representar o universo dos dois compositores, Pedro Vasconcellos escolheu tocar o repertório do disco da Pat Metheny Group Speaking of Now. Lançado em 2002, o álbum contém todos os elementos da estética da banda: música sem rótulos comerciais, de grande apelo emocional, inspiradora, acessível para todos os públicos, com tratamento camerístico, em que podemos notar muita influência clássica, popular, latina e africana, além do jazz. 

Além das músicas de Speaking of Now, estão presentes no show mais dois momentos representantes da parceria de Pat e Lyle: a apresentação da música First Circle e um duo entre Pedro, ao cavaquinho, e Misael Silvestre, ao piano.

Foi a partir de 2006 que Pedro se debruçou sobre a obra de Pat e Lyle e transcreveu na íntegra todo o álbum. Anos depois, as músicas foram arranjadas para sexteto. Tanto Pat Metheny quanto Lyle Mays publicaram livros de partituras ao longo dos anos, com suas composições, entrevistas e textos, mas pouco foi produzido sobre Speaking of Now. Foram raras as músicas publicadas em partitura e, quando sim, de forma bem simplificada.

Para o show Pat Metheny & Lyle Mays, Pedro Vasconcellos arregimentou um sexteto com músicos de alto gabarito profissional. São eles: Misael Silvestre (piano), Thanise Silva (flauta), Renato Galvão (bateria), Zé Krishna (guitarra, violão e voz) e Pedro Miranda (contrabaixo e voz), além do próprio Pedro (cavaquinho e direção musical).

“Podemos dizer que Speaking of Now se destaca por nos sugerir diversas paisagens, ambientes e emoções através dos sons”, aponta Pedro. “As melodias de Pat e Lyle nos trazem quase sempre uma apreciação esperançosa, brilhante e otimista. Neste álbum, a combinação desses fatores com a genial sofisticação musical nos leva a lugares incríveis”, completa.

Sobre os homenageados

Pat Metheny e Lyle Mays trabalharam em parceria desde o final dos anos 70 até 2010. Durante este tempo, se dedicaram a fazer música sem rótulos, extrapolando os limites convencionais da música norte-americana, incorporando a suas criações elementos das mais diversas estéticas musicais. 

Nos 13 álbuns da banda Pat Metheny Group lançados até 2005, é possível reconhecer grande influência da música brasileira, assim como da música clássica, pop e folclórica de diversos países. 

A trajetória da Pat Metheny Group é marcada pelo reconhecimento de público e acadêmico, traduzido em dezenas de prêmios, a exemplo dos 11 Grammy Awards conquistados. Somados os Grammys individuais, Pat e Lyle colecionam mais de 20 premiações, além das incontáveis indicações.

Pat Metheny, atualmente, segue se apresentando por todo o mundo, criando novos projetos, grupos e compondo para as mais diversas formações, desde violão solo a música para orquestra. Está em plena atividade aos 68 anos de idade, e ainda em 2022 virá ao Brasil para apresentar seu projeto Side-Eye ao lado de músicos em destaque da nova geração.

Lyle Mays, em seus últimos anos de vida, dedicou-se ao desenvolvimento de softwares e tecnologias para melhorar a relação do ser humano com a música e, antes de partir, compôs e gravou uma linda obra de 13 minutos, uma mini-sinfonia, inspiradora e vencedora do Grammy em 2022, na qual presta homenagem ao compositor Eberhard e protesta a favor dos valores humanos, democráticos e revolucionários. 

Foto: Renata Samarco/Divulgação

Serviço

Sextas Musicais com público presencial e transmissão pelo YouTube

Show: Pat Metheny & Lyle Mays

Artista: Pedro Vasconcellos Sexteto

Pedro Vasconcellos (cavaquinho e direção musical), Misael Silvestre (piano), Thanise Silva (flauta), Renato Galvão (bateria), Zé Krishna (guitarra, violão e voz) e Pedro Miranda (contrabaixo e voz) 

Data: sexta-feira, 29 de julho 

Horário: 20h

Local: Casa Thomas Jefferson - SEP-Sul 706 / 906

Classificação: livre

Entrada franca

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Bruna K Marques

TEL: 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Nenhum comentário

Pixel

Pixel