A infidelidade virtual pode gerar uma indenização? É possível conseguir indenização pelo adultério na internet? - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

A infidelidade virtual pode gerar uma indenização? É possível conseguir indenização pelo adultério na internet?

Para começar, é importante entender que o adultério não é crime no Brasil há mais de 15 anos. Por conta disso, a fidelidade é vista como um ...


Para começar, é importante entender que o adultério não é crime no Brasil há mais de 15 anos. Por conta disso, a fidelidade é vista como um acordo entre o casal, mas que não implica em nenhum tipo de indenização de for quebrada. Por conta disso, o Estado se mantêm afastado da responsabilidade de acarretar reparações em casos de traição. 

Em alguns casos, quando envolvem a humilhação de uma das partes, a vítima consegue recorrer por danos morais e receber uma indenização nesse sentido. Porém, apenas o ato não é visto pela justiça como uma ofensa à honra ou dignidade.
   

Traição no ambiente virtual


Em geral, quando pensamos em traição, a primeira imagem que vem a cabeça é do casal comum: homem e mulher, os dois em um casamento longo, com filhos e rotina cansativa. Porém, com o avanço da tecnologia, outras formas de relacionamento se tornaram comum, com os relacionamentos “online”.


Com essas mudanças, infelizmente, novas formas de trair a confiança do parceiro também apareceram. Logo, a infidelidade virtual se tornou uma alternativa entre casais que se veem em um relacionamento desgastado. 


Por ser um ambiente que proporciona certa anonimidade, utilizar salas de bate-papo, sites para encontrar velho rico e até jogos online se tornou uma alternativa perfeita para quem pretende trair sem correr um risco no mundo físico.


Porém, nesses casos, essa infidelidade na internet pode ser vista como um descumprimento do que é imposto em um contrato de casamento, independente se ele foi assinado pelas partes no ambiente virtual ou físico. Isso porque mesmo que não haja contato físico, o ato pode causar danos a saúde mental e emocional da vítima, além de ferir diretamente sua honra em casos de exposição, o que é muito comum na internet.


Por conta disso, essa traição pode ser vista, sim, como danos morais. Dessa forma, dependendo do juiz, é possível conseguir uma reparação pela quebra desse compromisso.


Por Julia Pautas

Nenhum comentário

Pixel

Pixel