A UPA Mansões em Águas Lindas, realizou mais de 52 mil atendimentos no 2º semestre de 2021! Confira - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

A UPA Mansões em Águas Lindas, realizou mais de 52 mil atendimentos no 2º semestre de 2021! Confira

A UPA Mansões realiza mais de 52 mil atendimentos no 2º semestre de 2021 Desde 1º de julho, unidade de urgência e emergência está sob gestã...


A UPA Mansões realiza mais de 52 mil atendimentos no 2º semestre de 2021

Desde 1º de julho, unidade de urgência e emergência está sob gestão do ISAC

 Os moradores de Águas Lindas de Goiás que necessitam de assistência na área de urgência e emergência já podem contar com um acolhimento mais qualificado, seguro e humanizado proporcionado pelo Jeito ISAC de cuidar. Desde 1º de julho, o ISAC - Instituto Saúde e Cidadania está à frente da gestão da UPA - Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia.

 Desde então, a Organização Social investiu na implementação de fluxos mais eficazes que ampliam a resolutividade do serviço: aquisição de novos equipamentos de raio x; sistema de rastreio de rouparia; adequação da estrutura física da unidade para assegurar melhor condição de trabalho aos colaboradores; qualidade assistencial aos pacientes.

 De julho a dezembro de 2021, a unidade realizou 52.793 atendimentos, sendo 19.104 acolhimentos em Pediatria, 5.270 relacionados a traumas ortopédicos e outros 28.419 atendimentos em Clínica Médica.

 “Aliamos a implementação de tecnologia com a reorganização de fluxos que asseguram mais agilidade e resolutividade aos acolhimentos. O resultado tem sido um atendimento mais ágil e qualificação, baseados sempre na humanização e segurança do paciente”, afirmou Narita Brito, diretora geral da UPA Mansões.

 Mais tecnologia

Custeada pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás e vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde, a UPA Mansões Odisséia tem passado por um amplo processo de modernização, com a implantação de ferramentas que dão mais agilidade e eficiência nos atendimentos.

Uma das implementações aconteceu no sistema de Classificação de Risco. Com o novo sistema, a emissão de senhas passou a ser automática e feita a partir de um painel eletrônico de chamada de paciente e triagem, que prioriza os atendimentos de acordo com a gravidade dos casos, com base nos critérios de Classificação de Risco preconizado pelo Ministério da Saúde. Dentre os benefícios, destaca-se a redução das filas e do tempo de espera de atendimento na unidade.

“O sistema prioriza um atendimento mais humanizado. Com base na Classificação de Risco, a queixa e os sinais vitais dos pacientes são avaliados antecipadamente para que possamos dar celeridade ao atendimento. Cada módulo dessa classificação estabelece um tempo máximo para os atendimentos, que vai de imediato até quatro horas, e então é disparado um cronômetro”, explicou Wallace Vasconcelos, gestor de Qualidade da UPA.

Outra ferramenta que está disponível para o acolhimento ágil dos pacientes cardíacos é o eletrocardiograma com monitoramento remoto, que fornece o laudo do especialista em até dez minutos. Essa observação remota do paciente feito por médicos especializados de vários pontos do país assegura a melhoria dos indicadores de desempenho e qualidade. Permite, ainda, o desenvolvimento de estratégias para o melhor cuidado do indivíduo cardiológico com potencial impacto na segurança do paciente e desfechos clínicos.

A unidade também já conta com a utilização de totem de autoatendimento com reconhecimento facial. A implantação dessa tecnologia é um passo importante na automação de processos repetitivos, sujeitos à falha humana, e na integração com os diversos sistemas para melhor gestão, acesso e monitoramento dos usuários.

Para melhorar a área de radiologia foram adquiridos dois novos aparelhos: um equipamento de raio X e um de revelação. Com qualidade superior ao convencional, os novos aparelhos oferecem vantagens como maior agilidade e precisão diagnóstica. Essa mudança possibilita também que o médico visualize as imagens diretamente no computador, dentro do próprio consultório, evitando a impressão das chapas.

Além disso, a Engenharia Clínica incorporou nos processos de rotina da unidade a manutenção preventiva do parque tecnológico, a fim de garantir o bom funcionamento dos equipamentos já existentes e a continuidade dos serviços prestados à população.

Satisfação do usuário

A melhoria da qualidade do serviço implementado pelo ISAC pode ser comprovada pelos pacientes atendidos na unidade. Em 2021, UPA Mansões Odisséia alcançou mais de 99% de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.

“As manifestações dos pacientes auxiliam na melhoria dos serviços prestados. A devolutiva torna-se ponto crucial para que os pacientes se sintam representados e ouvidos”, afirma Giselle Milhomem, coordenadora do SAU.

 Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.

Diálogo com os colaboradores

Para alinhar as mudanças e fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.

Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.

“É um momento de extrema importância para a equipe. Durante a breve reunião podemos dar sugestões de melhoria até mesmo de questões pontuadas pelos próprios pacientes. Desde a implementação desse processo, já conseguimos implementar uma série de benfeitorias que foram pontuadas durante as reuniões”, explicou Thaissa Natalia de Aquino, coordenadora do SCIRAS – Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde da UPA Mansões.

Valorização profissional

Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Um ambiente com colaboradores felizes contribui para excelência no atendimento. O compromisso com o próximo começa com a própria equipe.

Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o Instituto desenvolve na UPA Mansões uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.

Dois deles são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.

UPA Mansões Odisséia

Localizada na região central de Águas Lindas de Goiás, a UPA Mansões Odisséia conta com equipes completas e qualificadas para acolhimento das demandas de urgência e emergência nas áreas de Clínica Médica e Pediatria.

Ela é classificada como porte III e atende ininterruptamente em regime 24 horas, inclusive nos feriados e fins de semana, acolhendo prioritariamente as ocorrências de saúde dos moradores de mais de dez bairros do município.

Gestão de Comunicação

Telefone: (61) 9 9423-6753 // (61) 3547-8324

E-mail: comunicacao@isac.org.br | https://www.isac.org.br/

St. Comercial Sul Qd.09 Bloco C, Torre C Ed. Parque Cidade Corporate Sala 1001, Asa Sul 

 

Nenhum comentário

Pixel

Pixel