Uma Exposição marca retrospectiva dos 30 anos de carreira da artista visual Usha Velasco - NOVA DATA - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Uma Exposição marca retrospectiva dos 30 anos de carreira da artista visual Usha Velasco - NOVA DATA

  As mais de 80 obras estarão no Espaço Cultural Renato Russo, de 7/12/21 a 13/2/2022. Mostra vai desde seu primeiro ensaio autoral, em 1990...

 


As mais de 80 obras estarão no Espaço Cultural Renato Russo, de 7/12/21 a 13/2/2022. Mostra vai desde seu primeiro ensaio autoral, em 1990, até o desconcertante ano de 2020.

Brasília, 17/11/2021 – O brasiliense poderá acompanhar, a partir do dia 7 de dezembro, no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, a exposição “Ainda estamos aqui”, uma retrospectiva do trabalho da artista visual Usha Velasco. As mais de 80 obras retratam 30 anos de carreira e suas diferentes fases: fotografias coloridas ou em preto e branco (que ela mesma revelava, em seu laboratório caseiro); as intervenções urbanas do projeto “O olhar no tempo”, que marcaram o centro da cidade em 2010; os trabalhos que aliam textos e imagens; e sua produção recente, que assumiu um tom mais contundente. As obras ficarão expostas até 13 de fevereiro de 2022.


A exposição se divide em duas partes: “Agora: de dentro da pandemia” e “Antes: em retrospecto”. Ao apreciar as obras, vê-se a mudança de enfoque da artista. “Durante vinte anos meu tema principal foi o tempo. Depois passei a pesquisar diálogos de textos e imagens”, revela Usha. “Hoje estou com uma pegada mais política, em função da situação que o país atravessa”, completa.


Em meio à pandemia e ao assombro com a conjuntura nacional, Usha encontrou refúgio no processo criativo: “Minha saída foi a arte, foi a forma que achei para romper o sentimento de impotência”, explica. Os tempos áridos foram, paradoxalmente, frutíferos para a artista: a mostra traz duas obras e sete séries realizadas neste período, ao lado de outras nove séries produzidas entre 1990 e 2019.

Curadoria

A seleção das obras e dos formatos de apresentação foi realizada pela curadora Marília Panitz, um dos grandes nomes nacionais na área de artes visuais, responsável pela curadoria de grandes mostras, como a recente 100 anos de Athos Bulcão (CCBB Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo). “Toda a produção mais recente de Usha é desenvolvida durante o isolamento. São seus comentários para tempos absurdos. A poesia da adversidade carregada de ironia atravessa as novas séries e nos convida a abordá-las paradoxalmente como grito de revolta e como convite ao mergulho em seu lirismo”, comenta Marília Panitz.

Quem é a artista

Usha Velasco nasceu em Minas, mas foi criada entre o interior de Goiás e a Brasília dos anos 70 e 80. Ela se considera “uma brasiliense caipira”. Foi no Distrito Federal que começou a se aventurar nas artes, ainda na adolescência, munida de uma câmera fotográfica e de um repertório que misturava referências da infância na roça e as obras modernistas da capital. Tem três livros publicados e um quarto no prelo (vencedor do recente concurso de fotolivros da Editora Estrondo).


Recebeu o Prêmio Funarte Marc Ferrez em 2010, com o projeto “O olhar no tempo”, e o Prêmio Aldir Blanc Gran Circular em 2020, pela sua contribuição ao cenário cultural do DF. Além de seu trabalho autoral, também atua na criação e direção artística de projetos culturais. Realizou sete exposições individuais e participou de mais de trinta coletivas, com destaque para mostras representativas da região, como “Conversas: resistências e convergências – coletiva de artistas do Centro-Oeste” (Belém, 2021), “Onde anda a onda: cartografia das artes plásticas no DF” (Museu da República, 2015) e “Aos ventos que virão: 50 anos das artes visuais em Brasília” (Espaço ECCO, 2010).

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).

Serviço:

Exposição “Ainda estamos aqui” – retrospectiva (1990-2020) da artista visual Usha Velasco

Local: Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, Brasília

Data da Abertura: 7/12/2021, às 19h.

Visitação: até 13/2/2022

Horário de funcionamento: terça à sexta, de 10h a 19h; sábado e domingo, de 12h a 20h.

 

Observações:

- Protocolos sanitários e regras de visitação: obrigatório o uso de máscara.

- Lotação de 14 visitantes (completada a capacidade, haverá fila de espera).

- Será feita medição de temperatura e disponibilizado álcool em gel.


Contato: Fabíola Góis (Assessoria de Comunicação) - 998423-3095 (apenas whatsapp)


Convite.jpg

Nenhum comentário

Pixel

Pixel