O novo estacionamento para a Feira do Produtor de Ceilândia - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

O novo estacionamento para a Feira do Produtor de Ceilândia

GDF incentiva o desenvolvimento do espaço por onde circulam mais de 6 mil pessoas diariamente onto de distribuição de mais de 30 toneladas d...


GDF incentiva o desenvolvimento do espaço por onde circulam mais de 6 mil pessoas diariamente

onto de distribuição de mais de 30 toneladas de hortifrúti e circulação diária de 6 mil pessoas, local ganha mais 300 vagas para veículos motores

A Feira do Produtor de Ceilândia ganhou um novo estacionamento com 300 vagas para veículos. São seis mil metros quadrados de espaço que vai facilitar o parqueamento dos carros e caminhões e melhorar, significativamente, a rotina dos produtores rurais e clientes. O espaço foi inaugurado nesta manhã de sexta-feira (12) pelo governador Ibaneis Rocha.

O estacionamento tem seis mil metros quadrados de espaço que vai facilitar o parqueamento dos carros e caminhões e melhorar, significativamente, a rotina dos produtores rurais e clientes | Foto: Renato Alves /Agência Brasília

Empecilhos como perda de tempo procurando vaga e falta de segurança irão acabar. É a avaliação do presidente da Associação dos Feirantes, Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace), Vilson José Oliveira, há 16 anos no comando da área.

“Temos quatro estacionamentos aqui que já estão saturados porque o movimento aumentou bastante, começa às 4h30 e uma hora depois não acha mais lugar para estacionar”, explica.

“É um projeto que vai atender a necessidade da feira, todo mundo, quem tem caminhão, carro, feirante, usuário”, afirma.

Em visita ao local, o chefe do Executivo local conversou com feirantes e clientes e destacou o significado da obra. “O que for possível fazer para melhorar a vida do feirante e do comerciante contem comigo. Tive uma vida no interior, na roça, na feira, então sei o valor que tem em quem produz”.

A obra

As obras iniciaram em 18 de julho. Cerca de 30 homens e dezenas de máquinas e caminhões da Novacap executaram os trabalhos, que incluíram terraplanagem, sinalização e aplicação da capa asfáltica.

O amplo pátio contém iluminação e monitoramento por câmeras, dando mais segurança aos usuários. O custo do empreendimento, é de R$ 1 milhão. “É uma demanda antiga que agora está sendo atendida pela Novacap, em parceria com a Administração Regional da Ceilândia. Vai garantir mais segurança e qualidade de vida para os trabalhadores do local”, salienta o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Uma média de 6 mil pessoas circulam diariamente na feira entre produtores rurais e clientes

“Chegou aqui 4h todos os dias, sempre vinha de carro, mas já não tinha vaga, muito caminhão e carro”, relata. “Esperamos que o novo estacionamento diminua esse problema de vaga e traga mais segurança para gente”, anseia.

Produtores rurais da região do Incra 7, em Brazlândia, os irmãos Rocha contam que achar vagas para estacionar o pequeno caminhão da família é um suplício. “Dependendo da hora que a gente chega, já não acha mais estacionamento, nem tem como montar nossa barraca para arrumar os produtos”, conta Cristiano Rocha, 31 anos. “Terça e sexta são os dias mais problemáticos, o novo estacionamento vem em boa hora”, emenda Vinícius Rocha, 32 anos.

Números superlativos

Desde 1999 funcionando na Área Especial QNP 01 de Ceilândia, a Feira do Produtor da cidade nasceu na área central da RA, onde hoje se localiza a 15ª Delegacia de Polícia. Mais tarde, seria transferida para perto do Tatico, na CNM 02, até fixar raízes no atual local.

O espaço agrega números superlativos. Cerca de 32 toneladas de produtos do gênero hortifrúti são comercializadas por mês, produtos vindos de vários pontos do país. Uma média de 6 mil pessoas circulam diariamente na feira entre produtores rurais e clientes. Ao todo, funciona na área 500 boxes para o armazenamento dos produtos e outros 450 para bancas dentro do galpão central, gerando uma receita de R$ 40 milhões mensais.

“São três mil empregos de forma direta, com carteira registrada, e mais de 5 mil indiretamente. Isso aqui é uma cidade, tem uma circulação enorme, movimentando a economia da Ceilândia”, diz, orgulhoso, o presidente da Afeprace, Vilson José Oliveira. “Essa feira é a nossa grande Ceasa da região Oeste do DF. A obra desse estacionamento trará mais conforto para todos aqueles que frequentam o local”, atesta o administrador de Ceilândia, Fernando Batista Fernandes.


Da redação com informações da agência Brasília

Nenhum comentário

Pixel

Pixel