Da redação do Portal Lei e Política
Editor Responsável: Carlindo Medeiros, Jornalista
Publicado em: 6 de junho de 2026
Em um movimento estratégico para enxugar a máquina pública e otimizar os recursos do Distrito Federal, a governadora Celina Leão anunciou uma medida drástica que promete balançar os bastidores do poder e do mercado imobiliário local. O Governo do Distrito Federal (GDF) vai iniciar a transferência em massa de secretarias e órgãos públicos para o Centro Administrativo de Brasília (Centrad), localizado em Taguatinga.
O principal objetivo da chefe do Executivo é colocar um "basta" definitivo no que vem sendo chamado nos bastidores de a "farra dos aluguéis", contratos milionários firmados há anos com grandes empresários do setor imobiliário, que vinham transformando a locação de prédios para o governo em uma verdadeira "mina de ouro" privada às custas do dinheiro público.
O estopim: R$ 3 milhões ao ano por um único prédio
A disparidade dos valores pagos pelo GDF em aluguéis espalhados pela capital sempre foi alvo de questionamentos. Um dos exemplos mais gritantes que acelerou a decisão da governadora tabém foi o caso da Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB). Atualmente, a pasta desembolsa cerca de R$ 3 milhões por ano para ocupar um único edifício privado.
"Não é justo com o cidadão do DF ver o dinheiro dos seus impostos alimentar lucros exorbitantes de poucos empresários, enquanto temos uma estrutura gigante e moderna pronta para ser utilizada", confidenciaram fontes ligadas ao gabinete da governadora.
Com a migração para o complexo de Taguatinga, o custo com essa e outras locações será reduzido a zero, permitindo que o montante economizado seja redirecionado para áreas prioritárias como saúde, segurança e educação.
Eficiência administrativa e valorização de Taguatinga
Além do impacto financeiro imediato nos cofres públicos, a ocupação definitiva do Centrad atende a dois pilares fundamentais da gestão de Celina Leão: eficiência e descentralização.
Centralização de Serviços: Com diversas secretarias funcionando no mesmo complexo, o cidadão ganha tempo e agilidade, resolvendo pendências em um único local.
Integração Governamental: A proximidade física dos órgãos desburocratiza processos internos e acelera a tomada de decisões no primeiro escalão.
Aquecimento da Economia Local: A chegada de milhares de servidores públicos e a circulação diária de cidadãos em Taguatinga devem injetar fôlego novo no comércio, restaurantes e serviços da região.
Reação do mercado e próximos passos
A decisão corajosa da governadora já começou a movimentar o setor imobiliário de Brasília, que há anos dependia da receita certa e volumosa dos cofres públicos. Setores da oposição e lobistas tentaram ensaiar resistências, mas o Palácio do Buriti mantém-se firme na postura de austeridade fiscal.
O cronograma de transição das pastas para o Centrad está sendo elaborado pela equipe técnica do governo e deve ser divulgado em detalhes nos próximos dias. A ordem expressa de Celina Leão é que a mudança ocorra de forma gradativa, mas acelerada, garantindo que nenhum serviço essencial à população seja interrompido durante o processo.
O Portal Lei e Política acompanha de perto os desdobramentos desta medida que promete mudar a rota do gasto público na capital federal.
