Iniciativa amplia o acesso à atenção primária de saúde com mais conforto e praticidade
A partir desta segunda-feira (3), pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal podem agendar consultas com médicos e enfermeiros pelo aplicativo Meu SUS Digital, do Ministério da Saúde. O novo sistema, seguro e simples, torna-se mais uma opção para acessar os serviços do SUS.
Após testes com mais de 20 mil usuários, realizados pela Secretaria de Saúde do DF, o recurso foi implantado para oferecer comodidade, reduzir deslocamentos desnecessários e ampliar as opções de atendimento.
Para Lídia Glasielle, gerente de Qualidade na Atenção Primária, o aplicativo aproxima o cidadão do SUS, proporcionando autonomia ao agendar consultas sem precisar ir até a UBS apenas para marcar. Já o enfermeiro Agilran Barreto destaca que a ferramenta melhora o acesso à Atenção Primária e beneficia especialmente pessoas com mobilidade reduzida.
No Meu SUS Digital, usuários podem consultar a agenda dos profissionais da sua equipe e marcar consultas conforme a disponibilidade inserida no sistema. Cada equipe oferece seis vagas diárias para agendamentos online, sendo três por turno para médico e enfermeiro. A agenda está disponível por 30 dias, com abertura diária de novas vagas.
Para utilizar o serviço, é necessário baixar o aplicativo (Android, iOS ou web), fazer login com a conta Gov.br, manter um cadastro atualizado vinculado à UBS de referência e informar um e-mail válido. O canal 160 (opção 6) está disponível para tirar dúvidas sobre o uso do aplicativo.
A implementação será gradual, conforme cronograma das UBSs. O agendamento online não substitui o atendimento presencial ou imediato, mas complementa os serviços e melhora a gestão das agendas. Consultas não confirmadas em até 48 horas podem ser reassigandas para evitar faltas e otimizar horários disponíveis.
Informações da redação do Portal de Notícias.