EC Baraúnas Mascote – Leão Fundação: A Associaç...
EC Baraúnas Mascote – Leão
Fundação: A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas foi fundada como Clube de Futebol no dia 14 de janeiro de 1960, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Resumo histórico do clube: A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas existia em Mossoró desde 1924 como um bloco carnavalesco muito popular no bairro. Na década de 1960, seus diretores resolveram criar um time de futebol que já nos primeiros anos de existência começou de forma arrebatadora, conquistando vários títulos em nível municipal.
O Tricolor de Mossoró também é conhecido como Esporte Clube Baraúnas por utilizar em seus símbolos e uniformes as cores verde, branco e vermelho. Em 1961, o Baraúnas disputou a sua primeira competição, que o foi o Torneio Início do Campeonato Mossoroense, vencendo o seu primeiro título. Foi campeão Mossoroense de 1961, 1962 e 1963, conquistando o tricampeonato. Dentre os clubes do interior do Estado do Rio Grande do Norte, é o que tem maior projeção em nível nacional. Além de ter disputado alguns campeonatos organizados pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Baraúnas ficou conhecido nacionalmente quando participou da Copa do Brasil de 2005 por ter eliminado o Vitória da Bahia e o Vasco da Gama do Rio de Janeiro, clubes tradicionais do futebol brasileiro. Em 2013, o Baraúnas passou por uma fase de decadência técnica, sendo rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro e passou por dificuldades no Campeonato Potiguar. Em 2019, foi rebaixado para a 2ª Divisão do Estadual e decidiu se licenciar das competições estaduais. Em 2021, aconteceu um novo recomeço para o Leão do Oeste depois de dois anos distante das competições oficiais. Em 2023, conquistou o título da Segunda Divisão Estadual e o sonhado acesso à divisão de elite do futebol Potiguar. Em 2025 disputou o Campeonato Potiguar Série A chegando terminando a competição na 7ª colocação dentre oito clubes participantes. Em 2026, tem previsão de disputar o Campeonato Potiguar da Série B.
Estatística:
Coluna do Vidal