Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Evento debate ética e transparência na administração pública

O Auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) f o i pal co , nest a s e gun d a -feira (1 3), da p r im ei...


O Auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) foi palco, nesta segunda-feira (13), da primeira Semana de Compliance, Controle Interno e Transparência promovida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). O encontro teve como objetivo fortalecer a cultura de integridade, ética e geso de riscos, com ênfase no combate à corrupção e ao assédio dentro do setor de saúde.

A cerimônia de abertura contou com a participação de importantes lideranças: o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima; o diretor e vice-presidente do IgesDF, Rubens Pimentel; e o coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa. Durante o evento, Daniel Lima realizou uma palestra abordando o tema Ações do Controle no Combate à Corrupção.

Além disso, outras apresentações enriqueceram o evento. Vanessa Tchelzoff, coordenadora de Corregedoria e Controladoria Interna do IgesDF, falou sobre as ões do Controle Interno no fortalecimento da Cultura de Integridade. Já Nathália de Pina, gestora do Canal de Denúncias do IgesDF, destacou o papel da Ouvidoria e da Transparência como ferramentas indispensáveis para a gestão e a participação cidadã. Michelle Henriger, chefe da Assessoria de Apoio aos Julgamentos da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), abordou o tema Combate e Prevenção do Assédio Moral e Sexual.

Em sua explanação, Daniel Lima enfatizou a necessidade de um compromisso coletivo e individual contra a corruão. Ele reforçou que o ponto de partida es dentro de cada pessoa, destacando a relevância de ações assertivas para conter falhas éticas e comportamentais no setor.

Por sua vez, Eduardo Cora ressaltou que o sucesso do Programa de Integridade do IgesDF depende de um esforço contínuo e da parceria com a CGDF. Ele apontou a importância do apoio como elemento vital para consolidar as práticas éticas dentro do instituto.

Rubens Pimentel também valorizou a iniciativa, destacando que eventos como esse fortalecem os pilares institucionais de transpancia, ética e inclusão social ao abordar questões críticas como corrupção e assédio no ambiente de trabalho.

A presença de profissionais da área da saúde conferiu ainda mais relevância à discussão. Representando o Hospital da Criança de Brasília, Cínthia Tufaile, gerente de Compliance e Riscos, destacou que a integração entre o IgesDF, o hospital e a Secretaria de Saúde reafirma um compromisso com a população. Para ela, a integridade atua como um pilar essencial no cuidado de pacientes e suas famílias, consolidando uma prática diária voltada à ética e ao respeito.

As informões foram fornecidas pela Controladoria-Geral do Distrito Federal.

Arquivo do blog

Pixel

Pixel