Publicidade
Publicidade

Centro de Brasília, no Plano Piloto, conta atualmente com 54 mil luminárias de LED instaladas.


Lâmpadas de LED são mais eficientes, com raio de iluminação maior, além de economizarem energia | Foto: Divulgação

Cobertura com os equipamentos mais modernos abrange 94% da região.

O coração de Brasília está mais iluminado. A CEB Iluminação Pública e Serviços (IPes) alcançou 94% de modernização em LED no Plano Piloto. A região abriga o maior parque de iluminação pública do Distrito Federal, com 57 mil luminárias – das quais 54 mil já foram substituídas por equipamentos de LED, que oferecem maior durabilidade, eficiência energética e luminosidade.

“É  um investimento que retorna rapidamente em benefícios ambientais e em qualidade de vida para os brasilienses”

Mauro Landim, diretor de Modernização da CEB IPes

A modernização da região é essencial, pois o local concentra grande parte dos trabalhadores do Distrito Federal. Estima-se que mais de 500 mil pessoas trabalhem no Plano Piloto, segundo estudo da Codeplan publicado em 2020.

No entanto, apenas 19,2% desses trabalhadores residem nessa região administrativa (RA), enquanto os 80,8% restantes vêm de outras regiões.

A modernização faz parte do programa de melhoria da iluminação pública conduzido pela CEB IPes em todas as regiões administrativas do DF.

“É  um investimento que retorna rapidamente em benefícios ambientais e em qualidade de vida para os brasilienses”, afirma o diretor de Modernização, Mauro Landim. A meta, lembra ele, é 100% de modernização, consolidando Brasília como uma das capitais mais eficientes e bem-iluminadas do país.

Ceilândia e Samambaia possuem os maiores parques de iluminação pública do Distrito Federal, com 26 mil e mais de 24 mil pontos, respectivamente. As duas regiões já contam com 84% da iluminação modernizada. Em terceiro lugar está Taguatinga, que soma cerca de 20 mil luminárias e tem apenas 4% do parque ainda composto por lâmpadas de vapor de sódio.

 Da redação do Portal de Notícias com informações da CEB IPes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent in Technology