Publicidade
Publicidade

A UPA do Gama celebra 4 anos de funcionamento, contabilizando mais de meio milhão de atendimentos realizados.


Unidade, referência em urgência e emergência, inova com teleconsulta para ampliar resolutividade e acolhimento

Nascido e criado no Gama, Israel Pereira Souza começou a frequentar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade em 2024. À época, ele sentiu fortes dores no peito e na perna, além de falta de ar. “Fui muito bem atendido, o pessoal sempre me trata muito bem”. Para ele, a unidade trouxe facilidade e conforto à comunidade. "Nota dez", pontua.

O acolhimento de Israel está na estatística dos mais de 535 mil atendimentos feitos pela UPA do Gama em seus 4 anos de história. Inaugurada em 27 de outubro de 2021, a unidade, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), realizou mais de 80 mil atendimentos apenas em 2025.

Israel Pereira Souza avalia a UPA do Gama: "Nota dez" | Fotos: Divulgação/IgesDF

O gerente da UPA, Flávio Oliveira Amorim, afirma que a unidade se destaca pelo atendimento acolhedor e humanizado e pela equipe comprometida em cuidar com responsabilidade e respeito. “Com protocolos bem definidos, empenho diário dos profissionais e o apoio das equipes terceirizadas parceiras, garantimos um serviço de urgência com qualidade, agilidade e escuta ativa, em sintonia com as necessidades da comunidade”, ressalta.

“O foco não é apenas tratar, mas também acolher e escutar"

Davi Cordeiro de Azevedo, colaborador na UPA do Gama

O técnico de enfermagem Davi Cordeiro de Azevedo é um dos cerca de 160 colaboradores do IgesDF que trabalham na UPA. Segundo ele, a equipe da unidade, que ainda conta com 50 terceirizados, é acolhedora, comprometida e prioriza o bem-estar do paciente. “O foco não é apenas tratar, mas também acolher e escutar, o que faz toda a diferença no atendimento de urgência e emergência”, finaliza.

A radiologista Marilia Soares trabalha na UPA do Gama desde a inauguração. “Estamos sempre juntos, acolhendo o paciente e os colaboradores. Nós trabalhamos em equipe — a radiologia, os médicos, a enfermagem, a coordenação — sempre para dar o melhor”, completa.

Com atendimento 24 horas, todos os dias da semana, a UPA do Gama tem capacidade para atender 4.266 pessoas por mês. A estrutura conta com dois leitos na sala vermelha, sete na sala amarela e 10 poltronas para medicação, inalação e reidratação na sala verde. Além do atendimento clínico de urgência e emergência, a unidade realiza exames laboratoriais, radiológicos e a administração de medicamentos.

Teleconsulta agiliza atendimento

O teleatendimento foi instituído em maio deste ano e, desde então, já foram realizados 2.204 atendimentos

A UPA do Gama também oferece teleatendimento. A medida visa dar mais resolutividade aos casos classificados como verdes (pacientes com menor gravidade), que, muitas vezes, enfrentam longas esperas ou desistem do atendimento.
Na consulta, o paciente é encaminhado para uma sala equipada com câmera, microfone e sistema eletrônico. O atendimento é realizado por médicos, que podem solicitar exames, prescrever medicamentos, emitir atestados e, se necessário, encaminhar o caso para atendimento presencial.

O teleatendimento foi instituído em maio deste ano e, desde então, já foram realizados 2.204 atendimentos, com junho registrando o recorde de 625 consultas nesse formato. A unidade apresenta um alto índice de adesão dos pacientes, com 59,21%. Essa taxa indica que o serviço tem contribuído de forma significativa para o manejo de casos de menor gravidade, garantindo resolutividade, otimização do fluxo assistencial e redução da sobrecarga nas equipes presenciais.

Para os próximos anos, Flávio Amorim espera que a UPA opere de forma ainda mais eficiente, com redução nos tempos de espera, melhor resolubilidade e índices de satisfação cada vez mais altos. “Seguiremos trabalhando com dedicação total, pois cada atendimento realizado é a reafirmação do nosso compromisso inabalável de cuidar com excelência do povo do Gama”, finaliza.

Da redação do Portal de Notícias, com informações do IgesDF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent in Technology