Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Saudosismo

               Club Atlético Nacional                   Bandeira da Colômbia Resumo histórico do clube: O Clube Atlético Nacional foi funda...

     

         Club Atlético Nacional                   Bandeira da Colômbia

Resumo histórico do clube: O Clube Atlético Nacional foi fundado em 30 de abril de 1947. Utiliza em seus uniformes e símbolos oficiais as cores verde e branco. A sua história tem origem anterior a sua fundação, começou no futebol amador da colômbia. Hoje, o Atletico Nacional, também conhecido pela alcunha de “verdogas”, é o maior campeão nacional da Colômbia: possui dezessete títulos colombianos, duas Copas Libertadores da América e duas Copas Interamericanas.


Fase amadora: Em 1935, no bairro de Boston em Medellin, um grupo de jovens começou a se reunir em um terreno conhecido como La manga de Don Pepe. Eles resolveram criar o próprio Clube, denominado Unión Foot-ball Club. Em 1936, o Unión começou a participar da 2ª Divisão da Liga Antioqueña de Fútbol Amateur, sendo promovido à 1ª Divisão em 1942, ao conquistar o campeonato daquele ano. Após chegar à principal divisão, o Únion começou a reforçar o seu elenco para enfrentar a nova temporada e criou um acordo de fusão com o Unión Indulana Foot-ball Club que durou até 1946.


Fase profissional: A ideia de organizar o futebol na Colômbia ocorreu com o surgimento de um novo clube na cidade com o nome de Clube Atlético Municipal de Medellín. Como o time recém criado não contava com uma equipe profissional própria, o Unión Indulana Foot-Ball Club foi convidado para se incorporar à nova Agremiação e representar a Liga Antioqüeña. Em 1948, para organizar de forma definitiva o futebol colombiano, foi criada a Division Mayor Del Fútbol (DIMAYOR) que ficou responsável pela criação do Campeonato Colombiano de Futebol Profissional. O Atlético Municipal foi convidado a fazer parte da DIMAYOR, já em sua primeira edição, junto com o Independiente Santa Fé e o Millonarios de Bogotá, únicas equipes colombianas a participarem de todas as temporadas até o momento.


Clubes participantes de todas temporadas do Futebol Profissional Colombiano

Atlético Nacional

Santa Fé

Millonarios



No final da temporada de 1948, após a primeira edição do Campeonato Colombiano, em função de divergências internas, a DIMAYOR se afastou da Federação de Futebol Colombiana. Em resposta à Federação de Futebol Internacional Associada (FIFA), suspendeu a liga e a seleção nacional de todas as competições em nível internacional. Nesta mesma época, a Liga de Futebol Argentina enfrentava uma greve entre seus jogadores, pois vários atletas resolveram migrar para o futebol colombiano. Os times da Colômbia não eram obrigados a pagar as taxas de transferência e, com isso, vários jogadores que atuavam no futebol argentino foram contratados por equipes colombianas, dentre eles: Alfredo Di Stéfano, Hector Rial, Heleno de Freitas, José Manuel Moreno, Nestor Rossi, Renê Pontoni, Tim, Valério Lopes dentre outros. A vinda dos jogadores do país vizinho fez com que o Campeonato Colombiano alcançasse o auge, que foi chamado de El Dourado do Futebol Colombiano (1949 a 1953). O Clube Atlético Municipal de Medellin, posteriormente denominado Atlético Nacional, não teve grande destaque nesse período. O Clube tinha uma política de somente ter em seu elenco jogadores nascidos na Colômbia, os “puros criollos”. Em 1960, o clube mudou o nome para Atlético Nacional. Em 1954, após a fase do El Dourado, o Atlético Nacional conquistou o seu primeiro título em nível nacional. Na década de 1970, começou a conquistar o protagonismo no cenário nacional, vencendo os campeonatos de 1973 e 1976, além chegar na segunda colocação nos campeonatos de 1971 e 1974, passando a ocupar um nível de competitividade em igualdade de condições com os grandes clubes colombianos. Em 2016, a equipe do Atlético Nacional teve uma atitude exemplar que sensibilizou o mundo esportivo:

Em 2016, a Chapecoense participava pela 2ª vez da Copa Sul-Americana, chegando à final que seria disputada contra o Atlético Nacional da Colômbia. Na viagem para a Cidade de Medellin, onde seria disputado o 1º jogo, aconteceu um trágico acidente aéreo. O Avião que transportava a delegação brasileira caiu antes de chegar ao destino, dizimando a vida de 71 pessoas. O acidente chocou o mundo do Futebol. Infelizmente, somente cinco pessoas sobreviveram: o ex-goleiro Jackson Follmann, o ex-zagueiro Neto, o lateral Alan Ruschell ainda em atividade e os funcionários da empresa LaMia Ximena Soares, Comissária de Bordo, e Erwin Tumeri, mecânico.


Atitude exemplar: A Diretoria do Atlético Nacional da Colômbia, sensibilizada com o acontecimento, antecipou-se à decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol – Conmebol, que poderia decidir por marcar uma nova partida ou considerar as duas equipes campeãs. O Atlético Nacional abriu mão da disputa do título e, numa atitude de extrema grandeza, declarou a Associação de Futebol Chapecoense como Campeã da Copa Sul-Americana de 2016, o que foi aceito e homologado pela Conmebol.  Por essa demonstração de solidariedade, em 09 janeiro de 2017, na Cidade de Zurique na Suíça, o Atlético Nacional da Colômbia recebeu merecidamente o Prêmio Fair Play da FIFA.


Ídolos do Atlético Nacional:

1. Técnicos

Francisco Maturana | Atlético Nacional

En Nacional continúan los momentos aciagos | Pulso Verde

La Escuela Nacional del Deporte es 'titular' con Atlético Nacional en la  Final de Copa Libertadores de América

       Francisco Maturana              Norberto Pelluffo                          Reinaldo Rueda


2. Jogadores:

Craque Imortal - Higuita - Imortais do Futebol

Morte de Andrés Escobar completa 20 anos; relembre carreira

Franco Armani y lo último sobre su regreso a Atlético ...

          Renê Higuita                             Andrés Escobar                               Franco Armani                            

Daniel Bocanegra – Wikipédia, a enciclopédia livre

Iván Córdoba (COL) :: Fotos :: ogol.com.br

Óscar Perea | Atlético Nacional

      Daniel Bocanegra                           Ivan Córdoba                       Oscar Perea (Revelação)


Esquadrão Imortal do Atlético Nacional – 1989 a 1991

Esquadrão Imortal – Atlético Nacional 1989-1991 - Imortais ...


Evolução do Escudo do Atlético Nacional:

Localização: O Atlético Nacional está sediado na cidade de Medellín, também conhecida como Medeline. É a segunda maior cidade da Colômbia, localizada no Vale do Aburrá, região central da Cordilheira dos Andes na América do Sul.

medellín centro atardecer colômbia - medellin colombia - fotografias e filmes do acervo

Cidade de Medellín - Colômbia


Estádio: O Atlético de Medellín manda seus jogos no Estádio Atanásio Girardot, com capacidade para 53.872 espectadores. Foi inaugurado em 19 de maio de 1953 em um Torneio Quadrangular Internacional, tendo como participantes as equipes do Fluminense do Brasil, Alianza Lima do Peru, Deportivo Cali e Atlético Nacional da Colômbia. O Torneio foi vencido pelo Deportivo Cali. O nome do Complexo Esportivo onde está situado o Estádio é uma homenagem a Atanásio Girardot, herói da independência da Colômbia e da Venezuela.

Quadrangular Internacional de inauguração do Estádio Atanásio Girardot

Clubes Participantes

Atlético Nacional

Deportivo Cali

Fluminense

Alianza Lima

Colômbia

Colômbia

Brasil

Peru

Fluminense

Deportivo Cali Campeão


Estádio Atanásio Girardot Gerenciado pelo Grupo Imply®

Estádio Atanásio Girardot – Medellín - Colômbia


Principais Prêmios e Títulos

Instituição

Prêmio (Honraria)

Ano 

Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol - Alemanha



58º Maior Clube de todos os tempos



2009

Federação Internacional de Futebol Associado


Clube Clássico FIFA


2014

Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol - Alemanha



Primeiro Clube do Mundo 



2016

Federação Internacional de Futebol Associado


Prêmio Fair Play da FIFA


2016

Confederação Sul-Americana de Futebol


Prêmio Centenário Conmebol Fair Play


2016

República Federativa do Brasil


Medalha do Mérito Desportivo


2016



Competição

Ano

Copa Interamericana

02

1990 e 1997

Copa Libertadores da América

02

1989 e 2016

Recopa Sul-Americana

01

2017

Copa Merconorte

02

1998 e 2000

Campeonato Colombiano

Liga Bet Play - I

Liga Bet Play - II 

Torneio Finalizacion (Campeão Colombiano)

18

1954, 1973, 1976, 1981, 1991, 1994, 1999, 2005-I, 2007-I, 2007-II, 2011-I, 2013-I, 2013-II, 2014-I, 2015-II, 2017- I, 2022-I

2024.

Copa da Colômbia

06

2012, 2013, 2016, 2018. 2021 e 2023

Superliga da Colômbia

03

2012, 2016 e 2023



Coluna do Vidal

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel