De Leon Nacional do Uruguai ...
De Leon Nacional do Uruguai
Início da carreira de jogador de futebol
Nascimento: Hugo Eduardo de Leon Rodriguez nasceu no dia 27 de fevereiro de 1958, na cidade de Riviera no Uruguai.
Resumo histórico da carreira de jogador de futebol: Revelado pelo Nacional do Uruguai, foi um dos mais vitoriosos zagueiros do futebol sul-americano. Sempre exerceu liderança dentro do elenco dos clubes que defendeu, tanto dentro de campo como nas palestras motivacionais dentro dos vestiários. Já aos 17 anos utilizava a braçadeira de capitão do time do Nacional do Uruguai, onde conquistou vários títulos nacionais e internacionais pelo clube. Em 1981, foi contratado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e teve uma passagem marcante, tornando-se um dos ídolos mais importantes da história do Tricolor Gaúcho. Naquela temporada, levantou as taças de campeão da Copa Libertadores da América e da Copa intercontinental. De Leon era um zagueiro clássico, dotado de muita técnica ao anular os jogadores dos times adversários nas armações de jogadas, principalmente em um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, o Grenal, que desde 1926 mexe com as emoções de fanáticos torcedores gremistas e colorados nas partidas disputadas entre Grêmio e Internacional. De Leon foi o capitão do time tricolor gaúcho que ergueu a taça da Copa Libertadores da América, vencida de forma inédita em 1983. Ficou eternizado na história do clube por fazer um gesto simbólico com sangue no rosto. Atuando pelo Grêmio entre 1981 a 1984, disputou 242 partidas com a camisa tricolor. Ele ainda jogou pelo Corinthians, Santos e Legroñes da Espanha.
Clássico Grenal disputado na década de 1980
Time do Grêmio Campeão da Copa Libertadores da América de 1983
Campeão da Copa Libertadores da América 1983
De Leon
Seleção Uruguaia de Futebol
De Leon defendeu a Seleção de seu país entre 1979 e 1990, conquistando o Mundialito de Futebol de 1980. Também participou do Campeonato Mundial de Futebol da FIFA, realizado na Itália em 1990, no qual fez parte do elenco formado por 22 jogadores convocados pelo Técnico Óscar Tabárez.
(*) Antigo Toshiba
De Leon, após encerrar a carreira de jogador de Futebol, atuou como treinador de futebol em diversos clubes do Brasil e do exterior. Seu maior sucesso foi dirigindo o Nacional do Uruguai, onde conquistou 3 títulos nacionais.
Hugo de Leon – Técnico de Futebol
Atualmente, aposentado do futebol, ingressou na carreira política. Foi companheiro de chapa de Pedro Bardaberry, candidato à vice-presidência do Uruguai pelo Partido Colorado durante as eleições de 2009.
Nenhum comentário