Franz Beckenbauer SC Müchen Von 1906 Clube da Juventude
Nascimento: Franz Anton Beckenbauer nasceu no dia 11 de setembro de 1945, na cidade Munique na Alemanha.
Resumo histórico: Franz Beckenbauer iniciou sua carreira no futebol na equipe de SC Müchen Von 1906. Em 1959, ingressou nas categorias de base do Bayer de Munique, onde fez toda formação tática e técnica, tornando- se um zagueiro de grande potencial. Em 1964, foi promovido à equipe principal e permaneceu por mais de uma década atuando pelo Bayern de Munique. Beckenbauer foi responsável por persuadir seu amigo de infância Sepp Maier a jogar futebol, indicando para o amigo a posição de goleiro, pois Sepp Maier não tinha muita habilidade com os pés. O amigo se tornou uma glória do futebol europeu e mundial e foi seu companheiro no Bayern e na Seleção da Alemanha-Ocidental.
Sepp Maier amigo e companheiro de Beckenbauer
Um dos melhores goleiro do futebol mundial
Em 1965, Beckenbauer e Sepp Maier conquistaram a titularidade no time principal do Bayern de Monique. Na época, o principal rival do Bayer era o Munique 1980 que vivia o seu melhor momento no futebol da Alemanha-Ocidental. O Munique havia acabado de conquistar o vice-campeonato da Recopa Europeia e vencido em 1964 a Copa da Alemanha pela segunda vez. Enquanto isso, o Bayer tinha em sua trajetória um longínquo título de Campeão Alemão de 1932 e o título da Copa da Alemanha de 1959 e havia acabado de conquistar o acesso à 1ª Divisão. O Bayer contava com os jovens Beckenbauer e Sepp Maier que estavam em grande forma para quebrar a hegemonia de seu principal rival, o Munique 1860. Em sua primeira temporada como jogador profissional, o jovem Beckenbauer assistiu outro time da cidade conquistar a Bundesliga (Liga Alemã de Futebol) e igualar-se ao número de conquistas de seu clube, ficando o Bayer na 3ª Colocação a três pontos do seu rival, o Monique 1860. A performance do Jovem Beckenbauer durante as competições o levou direto a Seleção da Alemanha-Ocidental que disputou a Copa do Mundo da FIFA de 1966 realizada na Inglaterra. Sepp Maier, seu companheiro no Bayer, também participou do elenco da seleção, sendo convocado na condição de 3º goleiro, enquanto Beckenbauer atuou como titular da zaga alemã. Aos 21 anos, Beckenbauer foi considerado um dos melhores jogadores da Copa do Mundo de 1966, realizada na Inglaterra, onde a Alemanha-Ocidental conquistou o Vice-Campeonato Mundial, perdendo a final para a Seleção da Inglaterra pelo placar de 4 X 2.
Final da Copa do Mundo FIFA -1966
Inglaterra 4 X 2 Alemanha-Ocidental
Em 1976, Beckenbauer participou do time do Bayern de Munique que conquistou a Copa Intercontinental (Mundial de Clubes), vencendo o Esporte Clube Cruzeiro do Brasil pelos placares agregados de 2 X 0 em Munique e 0 X 0 em Belo Horizonte.
Lance da partida da Copa Intercontinental de 1976
Participação de Beckenbauer
Beckenbauer foi considerado na época pela maioria de especialistas em futebol o melhor zagueiro da história, tendo conquistado vários títulos relevantes como a Copa do Mundo da FIFA de 1974 realizada na Alemanha Ocidental, além de diversos títulos prêmios no futebol do continente europeu. Kaiser (Imperador no idioma alemão), como também era conhecido, tornou- se o símbolo da elevação do patamar do Bayer de Monique, de clube modesto para uma potência mundial. O Zagueiro Beckenbauer jogou três temporadas no Hamburgo e teve duas passagens pelo New York, tendo como companheiro o brasileiro Pelé já em final de carreira.
New York Cosmos
Em 1983, Franz Beckenbauer encerrou sua carreira de jogador de futebol no New York Cosmos, clube dos Estados Unidos, e passou a trabalhar como Treinador de Futebol e Comentarista Esportivo do Jornal Bild, um dos meios de comunicação mais conceituados da imprensa alemã.
Franz Beckenbauer
(1945 a 2024)
Falecimento: Franz Beckenbauer faleceu no dia 07 de janeiro de 2024, aos 78 anos. Um comunicado da família foi divulgado na impresa alemã sem detalhes sobre a causa da morte. Apenas informou que Kaiser, o imperador na lingua alemã como também ficou conhecido, morreu dormindo.