Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

O Governo do Distrito Federal intensifica os esforços no combate à dengue, organizando mutirões de recolhimento de entulhos nas regiões do Lago Norte e Itapoã.

Nas duas regiões administrativas, equipes retiraram, ao todo, 88 toneladas de materiais inservíveis, que poderiam servir de foco para o mosq...


Nas duas regiões administrativas, equipes retiraram, ao todo, 88 toneladas de materiais inservíveis, que poderiam servir de foco para o mosquito 'Aedes aegypti'

Os mutirões de remoção de entulho que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem promovido com o intuito de combater a dengue chegaram nesta semana ao Lago Norte e ao Itapoã. A ação é desempenhada pelo programa GDF Presente em parceria com as administrações regionais.

"Esse combate à dengue que nós estamos fazendo de forma coordenada em todo o Distrito Federal, nas regiões administrativas, é um trabalho preventivo que vem acontecendo já desde o ano passado e nós demos continuidade agora no Lago Norte e no Itapoã. É um trabalho que vem sendo executado durante o ano todo", destacou Junior Carvalho, coordenador do GDF Presente Polo Leste.

Ações de combate à dengue recolheram 88 toneladas de materiais inservíveis do Lago Norte e do Itapoã | Foto: Divulgação/GDF Presente

No Lago Norte, foram recolhidas, ao todo, 60 toneladas de entulho. Oito profissionais participaram da ação. Já no Itapoã, o mutirão contou com 15 pessoas envolvidas e terminou com um saldo de 28 toneladas de entulho recolhidas. Os materiais considerados inservíveis podem servir de foco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

"Esta semana, nós tivemos uma reunião com a Vigilância Ambiental, que tem feito pesquisas para ver onde estão as larvas do mosquito da dengue. E eles passam essas localidades para que a administração, juntamente com a Vigilância Ambiental e o GDF Presente, possa fazer ações recolhendo esses inservíveis para que, quando as chuvas chegarem, não tenhamos problema com a doença", apontou o administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões.

Combate à dengue

Os mutirões de recolhimento de entulho são apenas uma das frentes de ação contra a dengue. Desde janeiro de 2024, uma força-tarefa composta por 11 órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), instituída pela Portaria nº 11, de 22 de janeiro, está ativa, coordenando iniciativas de prevenção e controle da doença em todo o território do DF.

Entre janeiro e maio deste ano, a capital federal registrou reduções significativas, que chegaram a cerca de 97% nos casos prováveis de dengue, em comparação com o mesmo período de 2024.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel