Evento reunirá professores e gestores para compartilhar práticas pedagógicas Por Bruno Grossi , Ascom/SEEDF A Subsecretaria de Educação...
Evento reunirá professores e gestores para compartilhar práticas pedagógicas
Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF
A Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) convida os profissionais da educação para participar do Fórum do Ensino Fundamental: da alfabetização às adolescências | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
É chegada a hora de os professores e gestores do ensino fundamental da rede pública mostrarem algumas das melhores práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2025.
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), convida os profissionais da educação para participar do Fórum do Ensino Fundamental: da alfabetização às adolescências, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Asa Norte.
“A programação foi pensada para valorizar o trabalho de quem está no dia a dia da escola. Queremos ver professores, gestores e equipes pedagógicas que atuam nas Coordenações Regionais de Ensino (CREs) trocando experiências e se inspirando uns nos outros para melhorar ainda mais a aprendizagem dos nossos estudantes”, convida a diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), Ana Carolina Tavares.
A programação começa no dia 6 de outubro, com o painel “Do diagnóstico à ação: estratégias de gestão para fortalecer as aprendizagens no ensino fundamental”, que vai apresentar relatos das Coordenações Regionais de Ensino de Samambaia, Ceilândia e Plano Piloto sobre o impacto das avaliações do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) no Programa Alfaletrando, uso da avaliação diagnóstica no trabalho pedagógico e ações para superar a incompatibilidade idade-ano.
Em todos os dias do Fórum, haverá momentos de homenagem aos autores das práticas pedagógicas selecionadas, reforçando o compromisso da SEEDF com o reconhecimento do trabalho dos profissionais da educação.
“Cada prática pedagógica que será apresentada é um exemplo concreto de dedicação e criatividade dos nossos educadores. Reconhecer essas ações é essencial para fortalecer a rede e inspirar novas iniciativas”, destaca Ana Carolina Tavares.
Programação
Um dos destaques será o painel “Alfabetização na perspectiva dos diversos letramentos: inovação e aprendizagem significativa” | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
O segundo dia de Fórum, dia 7 de outubro, será voltado para práticas pedagógicas realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental e dedicado a dois temas centrais. No período da manhã, o painel “Alfabetização na perspectiva dos diversos letramentos: inovação e aprendizagem significativa” trará experiências de educação financeira, letramento científico e robótica envolvendo alunos do 5º ano.
Já na parte da tarde, o foco será o painel “Alfabetização na perspectiva dos diversos letramentos: entre vozes, saberes e sustentabilidade”, que irá apresentar projetos de conscientização ambiental, práticas inclusivas de alfabetização para estudantes indígenas e o trabalho de musicalização “Trilhando Sons”.
Encerrando o evento, no dia 8 de outubro, serão apresentadas, em dois painéis, práticas pedagógicas realizadas em escolas que ofertam anos finais. No período da manhã, será realizado o painel “O ensino fundamental e as adolescências: leitura e caminhos para a diversidade“, que trará experiências de dança, artes visuais e incentivo à leitura.
Já à tarde, o painel “O ensino fundamental e as adolescências: natureza, linguagem e matemática em diálogo” abordará práticas que envolvem horta agroflorestal, uso de avaliações externas para a recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e a iniciativa “Motiva Matemática – Reconectando Saberes”, que busca aproximar os estudantes da disciplina por meio de novas metodologias.
Da redação do Portal de Notícias
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