Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Aluna de escola pública da Ceilândia vive experiência parlamentar no Senado

 Maria Eduarda Alves, do CEM 10, representou o DF ao lado de jovens de todo o país Por Redação, Ascom/SEEDF   Maria Eduarda Alves, do CEM 10...

 Maria Eduarda Alves, do CEM 10, representou o DF ao lado de jovens de todo o país

Por Redação, Ascom/SEEDF

 

Maria Eduarda Alves, do CEM 10 de Ceilândia, representou o Distrito Federal acompanhada pela professora Celeste Maria | Foto: Divulgação/SEEDF.

 

O ano letivo de 2025 ainda não terminou, mas já trouxe momentos especiais para Maria Eduarda Alves, 17 anos, estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) 10 de Ceilândia. Em agosto, acompanhada pela professora Celeste Maria Napoleão, a estudante representou o Distrito Federal no Programa Jovem Senador 2025. Ela participou de uma intensa agenda de atividades que uniu política, cidadania e turismo cívico, conhecendo de perto o funcionamento do Congresso Nacional e outros espaços de decisão do país.

 

A estudante Maria Eduarda, participou de uma intensa agenda de atividades que uniu política, cidadania e turismo cívico, conhecendo de perto o funcionamento do Congresso Nacional e outros espaços de decisão do país.

 

Antes de assumir uma cadeira no Senado, a representante da capital federal foi recebida na rampa do Congresso Nacional, com direito a tapete vermelho e banda ao vivo. Um ritual carregado de simbolismo, que antecedeu a diplomação, posse e o lançamento da exposição com as redações vencedoras do programa.

 

Para Maria Eduarda, cada passo foi uma estreia: primeira vez no Plenário, na Comissão de Constituição e Justiça, respirando de perto o espaço onde a política brasileira é construída. “Foi emocionante, aproveitei cada oportunidade para aprender o máximo que eu pude”, contou a jovem, que representou o Distrito Federal ao lado de outros 26 estudantes de todo o país.

 

Turismo cívico

 

Maria Eduarda Alves, do CEM 10 de Ceilândia, pretende cursar Relações Internacionais no ensino superior | Foto: Divulgação/SEEDF.

O grupo de estudantes viveu um verdadeiro mergulho no turismo cívico da capital, conhecendo o Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio do Planalto e até as iniciativas sustentáveis do próprio Senado. Entre visitas, estudos e debates, havia sempre tempo para se encantar com cada detalhe de Brasília.

 

Enquanto os estudantes dedicavam-se à elaboração de proposições legislativas, os docentes, como a professora Celeste, participaram de uma capacitação paralela — um espaço essencial para refletir sobre educação, cidadania e protagonismo estudantil.

 

Seleção

 

Maria Eduarda foi selecionada por meio do concurso de redação do programa, que neste ano teve como tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”. O texto foi escolhido entre os melhores produzidos por estudantes da rede pública do DF e passou por uma seleção feita por comissões avaliadoras da SEEDF e do Senado.

 

O programa Jovem Senador visa promover o conhecimento sobre o processo legislativo e incentivar a participação política e cidadã dos estudantes da rede pública .

 

A parceria entre o Senado Federal e as secretarias estaduais de Educação objetiva promover o conhecimento sobre o processo legislativo e incentivar a participação política e cidadã dos estudantes da rede pública.

 

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Arquivo do blog

Pixel

Pixel