Jogador Técnico Nelsinho Baptista Ponte...
Jogador Técnico
Nelsinho Baptista Ponte Preta – Clube de Formação
Nascimento: Nelson Baptista Júnior nasceu no dia 22 de julho de 1950, na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo.
Resumo histórico da carreira: Nelsinho Baptista foi jogador e técnico de futebol.
Como jogador de futebol: Em 1967, começou a jogar na posição de Lateral-direito na Associação Atlética Ponte Preta, onde permaneceu por quase 5 anos. Em 1971, foi transferido para o São Paulo FC, onde conquistou o título de Campeão Paulista de Futebol de 1975. Em 1977, foi transferido para o Santos onde permaneceu até 1981. Sua última partida no time da Vila Belmiro foi no dia 12 de abril, quando venceu seu antigo Clube, o São Paulo, em jogo válido pelo Campeonato Paulista. Em 1983, encerrou sua carreira de jogador de futebol defendendo o Clube Atlético Juventus do Bairro da Mooca em São Paulo.
Como técnico de futebol: Em 1984, iniciou uma nova atividade no futebol dirigindo o São Bento da Cidade de Sorocaba, também no interior do Estado de São Paulo. Na sequência comandou o Mogi Mirim e a Internacional de Limeira antes de chegar à Ponte Preta. Como treinador, começou a ser reconhecido no futebol paulista e brasileiro quando levou o Novorizontino, um modesto Clube do interior, ao Vice-Campeonato Paulista de 1990. Nesse mesmo ano, foi contratado pelo Corinthians e conquistou vários títulos, tendo como destaque o inédito título de Campeão Brasileiro de 1990. Com o sucesso obtido no Parque São Jorge, passou a ter uma trajetória vitoriosa dirigindo vários clubes no Brasil e no Exterior, como o Sporting Barranquilla na Colômbia, Al Hilal da Arábia Saudita, Colo-Colo do Chile, Verdy Kwasaki, Nagoya Grampus, Kashiwa Reysol, Vissel Kobe do Japão. Regressou ao Brasil em 2018 e treinou o Sport Club Recife. Em 2019, de volta ao Kashiwa Reysol, conquistou o título de Campeão Japonês da Segunda Divisão e o acesso do clube a primeira Divisão do Futebol daquele país. Nelsinho Baptista permaneceu no futebol japonês até 2023. Em 2024, retornou ao Brasil e assumiu o comando técnico da Ponte Preta, após 17 anos, com a missão de recuperar a Macaca na série B do Campeonato Brasileiro, os 73 anos de idade. O experiente treinador acumulou boas passagens no Comando da Ponte Preta, trabalhando com o atual Presidente Marco Antônio Eberlin, sendo a mais marcante ocorrida no período de 2000 a 2001. A maior motivação de Nelsinho em aceitar o desafio de dirigir mais uma vez o time pontepretano foi poder enfrentar o Técnico Eduardo Baptista, seu filho, em uma partida oficial. O que foi previsto para acontecer no dia 15 de junho de 2024, em jogo válido pela 10ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, no Estádio Moisés Lucarelli, as 17 horas, na cidade de Campinas, local de nascimento do Treinador Nelsinho.
x
Nelsinho Baptisa - Pai Eduardo Baptista - Filho
Atualmente: Nelsinho Baptista está no mercado após pedir demissão da Associação Atlética Ponte Preta no dia 20 de outubro de 2024 e não tem pretensão de se aposentar tão cedo.
Nelsinho Baptista – Treinador de Futebol
Nenhum comentário