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GDF faz manutenção preventiva em mais de 30 km de vias não pavimentadas no Jardim Botânico

Serviços executados entre junho e agosto incluem aplicação de materiais mais resistentes nas estradas, para facilitar o deslocamento dos mor...


Serviços executados entre junho e agosto incluem aplicação de materiais mais resistentes nas estradas, para facilitar o deslocamento dos moradores

O Governo do Distrito Federal (GDF) executou, nos meses de junho, julho e agosto, a manutenção de aproximadamente 30 quilômetros de vias não pavimentadas no Jardim Botânico. Os serviços seguem um cronograma definido pela Diretoria de Obras da Administração Regional e contemplam diversas localidades, como Mansões Fazendárias, X-Maria (Nova Betânia), Barreiros I e II, Tororó, ruas 1 e 2 do Altiplano Leste, e nos bairros São Gabriel, João Cândido e Itaipu.

Cerca de 30 quilômetros de vias não pavimentadas no Jardim Botânico passaram por manutenção nos últimos três meses | Foto: Divulgação/GDF Presente

O Jardim Botânico é a quinta maior região administrativa do DF em área territorial, ficando atrás de Planaltina, Paranoá, Brazlândia e Plano Piloto.

O administrador regional, Aderivaldo Cardoso, destaca a importância estratégica da manutenção dessas vias. “Temos feito isso antes das chuvas para minimizar seus impactos, sempre em parceria com o GDF Presente e com o Polo Rural, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural”, afirma.

Período de chuvas

Segundo o coordenador do GDF Presente Polo Sudoeste, Leandro Cardoso, a ação busca reduzir transtornos no período chuvoso e garantir o acesso a serviços essenciais. “A gente faz esse trabalho para dar maior conforto e trafegabilidade aos veículos escolares — essas vias dão acesso a várias escolas rurais: a Escola Classe Nova Betânia, a Escola Classe Cachoeirinha e a Escola Classe Jataí”, enumera. “E também para ajudar os produtores rurais da região e os moradores”.

De acordo com a Administração Regional do Jardim Botânico, foram utilizados materiais de maior resistência e durabilidade, como resíduos de construção civil e dois tipos de brita. Além de reforçarem as estradas, esses materiais também contribuem para melhorar a captação da água da chuva, aumentando a segurança no tráfego.

Morador da Nova Betânia e diretor de projetos da Associação de Produtores Rurais da localidade, Leonelson Amador da Silva cria galinhas caipiras e utiliza as vias pelo menos duas vezes por semana para escoar a produção. “De três anos para cá, a manutenção das estradas melhorou muito. Agora, toda vez que a estrada fica ruim, nós entramos em contato com a Administração Regional e, rapidamente, eles vêm e arrumam”, conta. Pai de três filhos, ele também valoriza o acesso escolar: “A manutenção da estrada que leva à escola tem sido muito importante. Só tenho a agradecer”.

Da redação do Portal de Notícias

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