Neneca Associação Portuguesa Londrinense Início ...
Neneca Associação Portuguesa Londrinense Início da carreira de jogador de futebol - Goleiro
Nascimento: Hélio Miguel Júnior (Neneca) nasceu no dia 18 de dezembro de 1947, na cidade de Londrina no Estado do Paraná
Resumo histórico da carreira de jogador de futebol: Neneca Iniciou suas atividades no futebol aos 17 anos na posição de goleiro, na Associação Portuguesa Londrinense. Em 1968, atuando pelo Paraná Esporte Clube, também da cidade de Londrina, assinou o seu primeiro contrato como jogador profissional. Em 1973, foi contratado pelo América Mineiro, levado ao clube de Belo Horizonte pelo técnico Orlando Fantoni, e se destacou por suas saídas rápidas e precisas, transformando seus lançamentos em contra-ataques. Nesse ano, o América Mineiro obteve a melhor colocação no Campeonato Brasileiro, com o goleiro Neneca se mantendo invicto sem levar gols por 537 minutos. Em 1974, foi contratado pelo Clube Náutico Capibaribe e, na sua primeira temporada defendendo o alvirrubro pernambucano, conquistou o Campeonato Pernambucano daquela edição. Sua excelente performance naquela competição evitou que o Santa Cruz, rival do Náutico, conquistasse o Hexacampeonato Pernambucano. Tornou-se ídolo da vibrante torcida do Timbu, como também é conhecido o Náutico Capibaribe. Nesse mesmo ano, quebrou o recorde mundial de maior tempo de um goleiro sem levar gols: foram 1.636 minutos em 18 partidas. Essa marca foi quebrada em 1978 pelo goleiro Mazaropi do Vasco da Gama do Rio de Janeiro. A fase mais gloriosa da carreira de Neneca foi defendendo as cores do Guarani de Campinas, onde conquistou o título inédito de Campeão Brasileiro de 1978. Neneca jogou por vários clubes no Brasil e encerrou a carreira em 1986 no Londrina do Paraná.
Time do Guarani – Campeão Brasileiro de 1978
Falecimento: Hélio Miguel Júnior, conhecido no meio futebolistico como Neneca, morreu no dia 25 de janeiro de 2015, aos 67 anos, vítima de leucemia, na cidade de Londrina no estado do Paraná.
Nenhum comentário