Evento reuniu gestores e especialistas para fortalecer transparência, controle e participação social na administração pública dos municípios...
Evento reuniu gestores e especialistas para fortalecer transparência, controle e participação social na administração pública dos municípios da região
O Governo de Minas, por meio da Ouvidoria-Geral (OGE/MG) e da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), promoveu palestras e oficinas no 1º Encontro Regional de Controladorias e Ouvidorias do Médio Piracicaba, realizado em Itabira. O evento integra o programa A Voz dos Mineiros, da OGE/MG e do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG).
Organizado pela Prefeitura de Itabira nessa quinta-feira (3/7), o encontro teve a participação de servidores públicos, auditores, controladores, corregedores, ouvidores, gestores e representantes do controle social interessados em fortalecer os mecanismos de controle e participação cidadã na administração pública.
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, o evento é fundamental para reforçar a importância do diálogo aberto entre a administração pública e a sociedade. Na palestra "Ouvidoria como Ferramenta de Gestão", ela destacou o papel estratégico da OGE-MG na escuta ativa da sociedade e na contribuição para o aprimoramento das políticas públicas.
"Compartilhamos práticas, ouvimos desafios e sempre com foco na transparência e na eficiência na gestão pública. A ouvidoria é, sem dúvida, uma ferramenta poderosíssima para transformar demandas em ações concretas que beneficiam diretamente os cidadãos", declarou Gabriela Siqueira.
Já o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, trouxe os principais conceitos de gestão de riscos e apresentou o UAI Risk, ferramenta desenvolvida pela CGE-MG e que permite a execução de todo o processo de gerenciamento de riscos de forma automatizada.
"Minas é hoje referência em controle interno e, nada melhor do que dar vazão a tudo o que CGE-MG e OGE/MG vêm fazendo, seja por meio do compartilhamento de boas práticas de gestão, ou até mesmo de sistemas, bases de dados, entre outros", destacou Rodrigo Fontenelle.
Durante o 1º Encontro Regional de Controladorias e Ouvidorias do Médio Piracicaba, OGE/MG e CGE/MG promoveram duas oficinas práticas, com a ouvidora de Prevenção e Combate à Corrupção da OGE/MG, Danuza Paiva (Proteção ao Denunciante), e com o auditor-geral da CGE/MG, Igor Martins da Costa (Processo de Auditoria).
Além de fornecer consultoria e capacitação, o programa A Voz dos Mineiros da OGE/MG promove um ambiente em que os cidadãos se sentem valorizados e seguros para se manifestar.
A proposta busca não apenas atender a legislação, mas também fomentar uma cultura de transparência e participação, assegurando que as vozes dos mineiros sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas públicas. Atualmente, a iniciativa já reúne 52 cidades mineiras, dentre elas Itabira, comprometidas com a rede que apoia a criação e o fortalecimento das ouvidorias públicas.
Coneci-MG
O Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG) é um órgão colegiado, que tem como objetivo principal estruturar os mecanismos de controle das prefeituras e câmaras, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social em todos os 853 municípios mineiros. Atualmente, o Coneci-MG possui 123 membros afiliados e está presente em 105 municípios, incluindo Itabira.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário