A implementação de um sistema de custos regional foi solicitada pela Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) durante o evento Quint...
A implementação de um sistema de custos regional foi solicitada pela Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) durante o evento Quinta do Presidente, no Setor de Indústria e Abastecimento
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou, na noite desta quinta-feira (26), da nova edição da Quinta do Presidente. Iniciativa da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) – que representa as empresas da construção civil no DF –, o evento reúne líderes, empresários e profissionais para debater tendências e definir metas relacionadas ao segmento.
A principal demanda trazida pelo setor durante o encontro foi a criação de uma sistema próprio do Distrito Federal para ser usado de referência para pesquisa de custos e índices de obras.
“Estamos conversando em trabalhar numa tabela de preço para que as empresas possam ter mais segurança jurídica”, afirmou o presidente da Asbraco, Afonso Assad. Atualmente, a construção civil utiliza as tabelas do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) e do Sicro (Sistema de Custos Referenciais de Obras). Para o segmento, elas causam distorções por levarem em consideração uma análise nacional e não regional.
Ibaneis Rocha destacou que, nos últimos anos, o governo tem atuado ao lado do setor produtivo para desenvolver a cidade: “Não tenho medo do setor produtivo, eu trabalho junto com o setor produtivo, porque são pessoas de bem que pegam o seu patrimônio e colocam à disposição do investimento, e querem o desenvolvimento da cidade. Não podemos esquecer esses sete anos de progresso no Distrito Federal”.
O chefe do Executivo ainda emendou um apelo ao setor de apoio ao Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). “Se essa lei não for aprovada, vamos continuar a ter invasões, não teremos parcelamentos regulares e não vamos ter condições de ter uma expansão imobiliária coordenada no Distrito Federal”, advertiu.
Durante o evento, o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, acenou suporte ao projeto para para atuar como a Caixa Econômica Federal nos sistemas nacionais: “Queremos deixar a instituição à disposição para fazer a manutenção dessa tabela de preços”. Costa enfatizou que o BRB é o quinto maior banco e o segundo maior banco público em financiamento imobiliário do Brasil.
Quinta do Presidente
O projeto Quinta do Presidente surgiu em maio de 2023 para fortalecer a interlocução entre o setor produtivo e o poder público. O governador Ibaneis Rocha esteve presente na quarta edição, quando destacou o papel da construção civil para o desenvolvimento da capital federal.
Fundada em 1982, a Associação Brasiliense de Construtores é uma entidade civil de classe sem fins lucrativos que defende os interesses das empresas associadas e promove o crescimento do setor da construção civil, perante os setores públicos e privados.
Nenhum comentário