A Câmara Legislativa celebra o Dia do Arquivista - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

A Câmara Legislativa celebra o Dia do Arquivista

  Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF A solenidade também prestou homenagem especial a uma arquivista pioneira na profissão, a senhora ex-dire...

 Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF

A solenidade também prestou homenagem especial a uma arquivista pioneira na profissão, a senhora ex-diretora de coordenação de arquivo da Câmara dos Deputados, Nilza Teixeira Soares

Os arquivistas do Distrito Federal foram homenageados na manhã desta sexta-feira (20) em sessão solene realizada na Câmara Legislativa. A iniciativa da solenidade partiu do deputado distrital Iolando (MDB), que enalteceu a importância dos arquivistas para a sociedade. 

“É uma profissão de inestimável valor para o bom funcionamento das instituições e para a preservação da memória coletiva da sociedade. A tarefa do arquivista é uma jornada sem fim, pois a produção de informações é um rio que nunca cessa. Cuidam da preservação e da autenticidade de documentos que devem perdurar por décadas”, ressaltou o parlamentar.  

 O chefe do setor de gestão de documentos e arquivos da Câmara Legislativa, Ricardo Sanches, resumiu a responsabilidade que os arquivistas carregam. “Os arquivistas são os guardiões do passado, os preservadores da história e os arquitetos do futuro. Preservam os registros e garantem a segurança das informações. Garantem que a originalidade dos documentos seja mantida num mundo cada vez mais digital”, observou. 

A sessão solene também prestou homenagem especial a uma arquivista pioneira na profissão, a senhora ex-diretora de coordenação de arquivo da Câmara dos Deputados, Nilza Teixeira Soares. Considerada referência nacional na área arquivística, Nilza contou momentos marcantes de sua carreira, que se iniciou em 1952. Ao final da solenidade, foram conferidas moções de louvor a vários arquivistas de destaque no DF.

Da redaçaõ com a fonte da Agência CLDF

Nenhum comentário

Pixel

Pixel