No DF, 604 pessoas passaram a viver nas ruas durante a pandemia! Confira - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

No DF, 604 pessoas passaram a viver nas ruas durante a pandemia! Confira

Estudo divulgado pela Codeplan mostra que há cerca de 3 mil pessoas nesta situação. Mais de 100 passaram às ruas nos últimos 3 meses. Das 2....


Estudo divulgado pela Codeplan mostra que há cerca de 3 mil pessoas nesta situação. Mais de 100 passaram às ruas nos últimos 3 meses.

Das 2.938 pessoas que vivem em situação de rua no Distrito Federal, 604 passaram a viver nesta condição durante a pandemia de Covid-19, que chegou ao DF em março de 2020. O valor é equivalente a 38,29% dos 1.577 entrevistados que responderam a um estudo, desenvolvido pelo Governo do DF (GDF) em parceria com a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

Segundo a pesquisa, 14,20% do total está em situação de rua há um ou dois anos. Outros 12,24%, o equivalente a 193 pessoas, passaram a viver nas vias da capital federal nos últimos três meses.

A pandemia começou há dois anos. Neste período, 604 pessoas passaram a morar nas ruas do DF

Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dessas pessoas tem entre 31 e 49 anos. A segunda faixa etária que mais perdeu um teto para morar nos últimos dois anos foi a de 18 a 30 anos. A região administrativa que mais recebeu os novos moradores em situação de rua foi o Plano Piloto, que soma 119 dos mais de 600 que passaram para essas condições. Em seguida, aparece Ceilândia, com 108.

Crise

Esta semana, o Metrópoles mostrou o caso de uma família de baixa renda que perdeu o pouco que tinha do dia para a noite. Em 15 de maio, um incêndio deixou em cinzas o barraco onde moravam Maria Carolina de Souza, 28 anos, e Wellerson dos Santos, 19, junto das filhas, que têm 1, 6 e 10 anos de idade. Agora, os cinco parentes moram em uma barraca de acampamento.

“A gente está vendendo pano de chão para ver se conseguimos alugar um canto”, explica a mãe. A família fatura, em média, R$ 50 por dia. É esse dinheiro que coloca o pouco o que comer na mesa.

Após perder casa em incêndio no DF, família passa a viver em barraca

A família reveza o ponto em que montam a tenda. Durante os fins de semana, ficam no Plano Piloto. Durante a semana, se fixam no Paranoá, perto da escola onde as crianças estudam.

Quem quiser ajudar Maria Caraoline, Wellerson e as meninas, pode entrar em contato com a jovem pelo telefone (61) 9 9178-9130.

1

Estudo

A pesquisa é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes) e com movimentos sociais, que atuam em prol das pessoas em situação de rua. Teve apoio da Secretaria de Economia (SEEC), da Câmara Legislativa do DF e é o mais abrangente estudo sobre a população vulnerável do DF em 12 anos.

Os dados foram coletados em fevereiro de 2022, nas 33 regiões administrativas. Classificou-se como pessoa em situação de rua aquele ou aquela que respondesse que dormiria ou tinha dormido pelo menos uma vez nos últimos sete dias na rua ou em um serviço de acolhimento.

O objetivo da pesquisa é diagnosticar o perfil das pessoas em situação de ruas no DF para melhor atendê-la. A iniciativa contou ainda com parcerias institucionais, como o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Fundação Oswaldo Cruz em Brasília (Fiocruz).

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Da redação coma  fonte do Metrópoles DF


Nenhum comentário

Pixel

Pixel