Fernanda Cabral celebra compositores mineiros em novo show na Casa Thomas Jefferson - PORTAL LEI & POLÍTICA

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Publicidade Paga

Fernanda Cabral celebra compositores mineiros em novo show na Casa Thomas Jefferson

Repertório inclui canções do álbum Tatuagem Zen e sucessos do Clube da Esquina. Com entrada gratuita, espetáculo será nesta sexta-feira (13)...


Foto: André Amahro/Divulgação

Repertório inclui canções do álbum Tatuagem Zen e sucessos do Clube da Esquina. Com entrada gratuita, espetáculo será nesta sexta-feira (13), às 20h

A canção Desenho dos Sonhos, composta por Fernanda Cabral em parceria com a sua mãe, a cineasta e saxofonista mineira Elisa Cabral, dá título ao novo show que a cantora e compositora brasiliense preparou para as Sextas Musicais. Trata-se de uma celebração aos notáveis mineiros-parceiros que povoam seu último álbum, Tatuagem Zen. O espetáculo será nesta sexta-feira (13), às 20hno CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP-SUL 706/906, com ENTRADA GRATUITA.

Além de Elisa Cabral, a lista de compositores do álbum inclui Fernando Brant (Minha estrela), Makely Ka (Floresta invertida) e Leo Minax (Até você voltar). Fernanda também homenageia os seus maiores influenciadores musicais, os geniais idealizadores do Clube da Esquina, movimento e disco icônico da MPB que em março completou 50 anos. Dessa turma, a cantora interpreta cinco canções: Um gosto de sol, Clube da Esquina 2, Nascente, Um girassol da cor do seu cabelo Nada será como antes, esta última cantada em português e inglês.

A transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que tem o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais, será mantida em todos os espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

Ao comentar a concepção do novo show, Fernanda lembra a frase do filósofo francês Gaston Bachelard "O sonho não é nosso, mas nós somos do sonho":


Esse show fala desse lugar, de não desistir, de seguir acreditando e retornar às raízes que impulsionam o nosso caminho. Sendo filha de uma mãe hippie, socióloga e artista, que se sentia parte desse movimento potente e transformador que foi o Clube da Esquina, vivi intensamente esse som e acho que a minha decisão de ser compositora se deve, em grande parte, ao fato de sempre pensar na grandeza dessas canções, compostas com tanta verdade e simplicidade, uma escola para mim", diz Fernanda.


Daí nasceu, por exemplo, a sua parceria com Fernando Brant:


Compor com Fernando Brant foi um grande sonho realizado, apesar de jamais tê-lo sonhado; quando vi, aconteceu, já fazia parte dele”.


Entre os músicos que participam do show estão nomes de excelência do cenário musical de Brasília, como o pianista e acordeonista Rodrigo Zolet, o contrabaixista Oswaldo Amorim e o baterista Misael Barros.

O show de Fernanda Cabral vem acompanhado pelo lançamento do videoclipe de Desenho dos Sonhos, que a cantora lançou no dia 6 de maio no seu canal do YouTube. O vídeo foi gravado nas areias da praia de Tabatinga e nas mágicas dunas coloridas do canyon de Coqueirinho (ambas na Paraíba) que Fernanda frequentava durante a sua infância. As imagens e direção do vídeo são de André Amahro. Desenho dos Sonhos foi composta e gravada em João Pessoa com a participação de nomes expressivos da cena musical paraibana, como o percussionista Escurinho, o acordeonista Lucas Dan e o baixista Xisto Medeiros, numa co-produção de Chico Correa.

Tatuagem Zen: Prêmio Profissionais da Música

Fernanda Cabral foi eleita em 2021 a melhor produtora musical do Centro-Oeste pelo trabalho realizado em Tatuagem Zen, o seu segundo álbum. A honraria foi concedida pela GRV Produções, que organiza anualmente o Prêmio Profissionais da Música. Fernanda é a primeira mulher da sua região a receber esse Prêmio. Neste disco, lançado pelo selo fonográfico de Ney Matogrosso, ela comanda a produção musical ao lado de três nomes de peso, o pianista carioca Sacha Amback, autor de trilhas sonoras e produtor de grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro e Ney Matogrosso; o DJ pernambucano radicado na Paraíba Chico Correa, que transita pelos fragmentos imaginários da tradição, pulsos eletrônicos e dub; e pelo guitarrista espanhol Vicent Huma, que por longos anos acompanhou Jorge Dexler por turnês na Europa e na América do Sul. Esse trio de co-produtores convocado por Fernanda forma o eixo Rio-Paraíba-Madri por onde a cantora transitou nos últimos anos, compondo as canções de Tatuagem Zen.

E para coroar o álbum, Fernanda Cabral faz um dueto emocionante com Ney Matogrosso na faixa Pássaro, composição de Fernanda a partir de letra do amigo e maior incentivador, Chico César, e do piano minimalista do seu co-produtor musical Sacha Amback.

Sobre a cantora

Em quase duas décadas trabalhando como cantora e compositora, Fernanda Cabral construiu sólida carreira internacional na Europa e Japão, realizando shows no Midem-Cannes, BlueNote-Tokyo, GalapaJazz, Sónar-Barcelona, entre outros. Em 2009 foi convidada pelo músico espanhol Carlos Núñez para interpretar canções do CD Alborada do Brasil, em sua turnê internacional. No mesmo ano, integrou a equipe do filme A Pele que Habito, do diretor Pedro Almodóvar, como preparadora vocal. A cantora não caiu de para-quedas no filme de Almodóvar. Ela é uma das intérpretes brasileiras mais reconhecidas no país do cineasta.

Em 2011, lança seu primeiro disco Praianos, totalmente autoral, com a participação especial de Chico César, como cantor e coautor em duas faixas. No final de 2013 foi convidada, como representante do DF, a participar do álbum Tributo: Capiba, Elas e Outras Cançõesgravado em Recife, junto com consagradas cantoras brasileiras de diferentes estados. Em 2019, voltou a fazer turnê pela Europa. Apresentou seu repertório de carreira e novas composições, como a parceria com Fernando Brant em Minha Estrela, até mostrar, pela primeira vez na Europa em 2019, as novas músicas na turnê “Tatuagem Zen - Voz e Violão”, com convidados especiais, em diferentes cidades da Espanha, Portugal e França.

Em 2020, lança pelo selo do cantor Ney Matogrosso o álbum Tatuagem Zen, com 12 faixas que contam com a força poética de parceiros diletos e escritores de fino lastro: Lau Siqueira, cujo poema dá nome ao disco, Chico César, Juliano Holanda, Cássia Janeiro, Alberto Salgado, Makely Ka, Elisa Cabral, Leo Minax, Paula Calaes e o poeta espanhol Pablo Guerrero, com quem a cantora compôs La tierra gira en tu vientre. A inclusão da faixa em espanhol evoca o período em que Fernanda viveu em Madri, lapidando e consolidando o seu trabalho musical. Em 2021, recebe o Prêmio de Melhor Produtora Musical do Centro-Oeste pelo Prêmio Profissionais da Música, organizado pela GRV Produções.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

A Casa Thomas Jefferson e Brasília

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Foto: André Amahro/Divulgação

SERVIÇO

Sextas Musicais presencial e on live streaming

Show Desenhos dos Sonhos - Fernanda Cabral

Local: CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson – SEP-SUL 706/906

Hora: 20h

Com público presencial e transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Casa Thomas Jefferson.

ENTRADA GRATUITA

Classificação Indicativa: Livre

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Bruna K Marques

TEL: 61.99648-0448

EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

E-MAIL: contato@eixoscomunicacao.com

www.eixoscomunicacao.com.br 

Nenhum comentário

BETANO

Pixel