A Câmara realiza sessão solene em homenagem à AgroBrasília - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

A Câmara realiza sessão solene em homenagem à AgroBrasília

  Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital A Câmara Legislativa realizou na tarde desta sexta-feira (20) uma sessão solene externa em homenagem ...

 


Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

A Câmara Legislativa realizou na tarde desta sexta-feira (20) uma sessão solene externa em homenagem à Feira de Tecnologia e Negócios - AgroBrasília. O evento aconteceu na própria feira, realizada na região do PAD-DF. O deputado Roosevelt Vilela (PL), autor da iniciativa e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária e Hortifrutigranjeiro, aproveitou a sessão para prestar contas do trabalho da frente parlamentar. Para ele, a feira já tem o reconhecimento de sua importância e é a mais importante do planalto central. 

A AgroBrasília é uma feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), ela serve como vitrine de novas tecnologias para o agronegócio e tem um cenário de referência em debates, palestras, cursos sobre diversos temas relacionados ao próprio setor produtivo.

A última edição aconteceu em 2019 e registrou mais de R$ 1 bilhão em negócios. A expectativa para este ano é de movimentar cerca de R$ 3 bilhões. Roosevelt Vilela destacou que os produtores rurais do DF enfrentam dificuldades para obter crédito em melhores condições porque não possuem os registros de suas terras, ao contrário do que acontece em outros estados. Segundo ele, o aspecto legislativo e legal já está construído, a partir da aprovação de um projeto na Câmara. “Agora o governo deve avançar nos processos de regularização”, defendeu. 

O presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), elogiou a atuação do setor, especialmente durante a pandemia, e listou algumas ações feitas pela CLDF, como a criação do Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural, aprovação do projeto de regularização rural, programa Brasília Qualidade no Campo, programa Jovem Empreendedor Rural e a inclusão de alimentos orgânicos na merenda escolar.

José Guilherme Brener, presidente da Coopa-DF, responsável pela realização da AgroBrasília, falou que a feira deste ano é um momento de reencontro e celebração do setor. Para ele, a força da Agropecuária está nas pessoas envolvidas no evento. 

Já Fernando César Ribeiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do DF, afirmou que o sonho dos produtores rurais é a regularização fundiária de suas terras. “Essa é uma dívida que o Distrito Federal tem com esses pioneiros”, sentenciou Ribeiro.

Sebastião Pedro da Silva Neto, chefe da Embrapa Cerrado, disse que a empresa quer se aproximar cada vez mais dos agricultores, considerados por ele como fundamentais para o aperfeiçoamento da pesquisa científica.

O secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles, ressaltou a presença da Câmara junto aos produtores rurais, com a realização da solenidade dentro da feira. “É com chapéu e botina que o campo alimenta a cidade”, finalizou.
 

 

A solenidade contou ainda com a participação da deputada federal Bia Kicis (PL); senador Izalci Lucas (PSDB); José Leal, secretário de defesa agropecuária do ministério da Agricultura, e Remy Gorga, presidente da organização das cooperativas do DF. Ao final da sessão, foram entregues moções de louvor para vários agricultores. 

Da redação com informações da  Agência CLDF

Nenhum comentário

Pixel

Pixel