Barragem do Descoberto atinge sua capacidade máxima - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Barragem do Descoberto atinge sua capacidade máxima

No final da tarde de ontem (13/01), o reservatório do Descoberto atingiu sua cota máxima de 1.030 metros. A intensidade das chuvas dos últim...


No final da tarde de ontem (13/01), o reservatório do Descoberto atingiu sua cota máxima de 1.030 metros. A intensidade das chuvas dos últimos dias contribuiu para que o manancial - responsável pelo abastecimento de mais de 60% da população do Distrito Federal – vertesse quase um mês antes comparado ao último período chuvoso.

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Gustavo Carneiro, o reservatório foi dimensionado para armazenar as águas excedentes dos meses de chuva, e utilizá-las como uma reserva estratégica de abastecimento da população nos meses de estiagem. Desse modo, é esperado que o reservatório atinja ou chegue perto de 100% do volume útil ainda durante o período das chuvas.

 

"Ao alcançar o seu volume máximo, as águas passam a fluir através da estrutura do vertedouro, e dali seguem o curso natural do rio Descoberto. Essa situação normalmente se repete a cada ano, conferindo maior segurança hídrica para o Distrito Federal", destaca o superintendente.

 

Apesar da crise hídrica que afetou diversas partes do país em 2021, os níveis dos principais reservatórios de abastecimento humano do DF – Descoberto e Santa Maria - se mantiveram dentro das projeções da Adasa para o período de estiagem, obedecendo as metas estabelecidas pela Agência na Resolução nº 08/2021, referente à curva de acompanhamento do volume útil dos reservatórios.

 

Além das chuvas, as ações de gestão dos recursos hídricos na bacia do Descoberto, por meio da regulação dos usos da água e do monitoramento hidrológico, têm sido fundamentais para garantir maior segurança hídrica no DF.

 

Apesar disso, a grande expansão populacional do DF nas últimas décadas exige a ampliação da infraestrutura hídrica. Assim, a entrada em operação do reservatório de Corumbá é necessária, para trazer mais tranquilidade para a população.

 

Diante disso, boas práticas de consumo de água devem ser mantidas.

  

Reservatório do Descoberto

 

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17 km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar um volume total de 103 milhões de m³.

 

Operado pela Caesb, o Lago Descoberto faz parte do sistema de distribuição que abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas. Enquanto o de Santa Maria abastece Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, lagos Sul e Norte, Sudoeste e Guará.

 

Da redação com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)

61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084

Nenhum comentário

Pixel

Pixel