O Caps Guará comemora Semana da Luta Antimanicomial - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

O Caps Guará comemora Semana da Luta Antimanicomial

  Data também foi lembrada com seminário virtual promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial AD de Ceilândia e Escola de Aperfeiçoamento d...

 

Data também foi lembrada com seminário virtual promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial AD de Ceilândia e Escola de Aperfeiçoamento do SUS.

Em função da Semana da Luta Antimanicomial, as equipes de vários centros de atenção psicossocial (Caps) do Distrito Federal estão realizando atividades diversas para abordar o tema. Nesta quarta-feira (19), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas II do Guará (Caps AD II) realizou uma oficina de origami com os pacientes que passaram pela unidade pela manhã.

Durante a oficina de origami foram colocadas músicas relaxantes, utilizando o benefício da musicoterapia para promover um ambiente mais tranquilo e calmo aos pacientes| Foto: Divulgação/SES-DF

“Fizemos uma oficina de origami, onde conseguimos trabalhar com os pacientes a coordenação motora, a imaginação, a constância, a memória e a paciência. É importante trabalhar em pacientes ansiosos, porque existe um passo a passo que deve ser seguido”, explica Amanda Sabino, enfermeira do Caps AD II do Guará.

Durante a oficina de origami foram colocadas músicas relaxantes, utilizando o benefício da musicoterapia para promover um ambiente mais tranquilo e calmo aos pacientes. Origami é uma técnica japonesa que consiste na atividade de criar, dobrando papéis.

Depois disso foi feita uma palestra, em que foi explicada o que é a Luta Antimanicomial e quais são as funções dos Caps. Participaram da ação 12 pacientes.

Na Região de Saúde Oeste ocorreu, nesta terça (18) e quarta (19), às 9h, o seminário on-line Saúde Mental no SUS – Práticas e Reflexões. Uma parceria entre o Caps AD de Ceilândia e a Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus).

Entenda

A Semana da Luta Antimanicomial é considerada um marco na história da saúde mental, pois luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental para que tenham um tratamento digno e em liberdade, com foco na reinserção social.

 Com informações da Secretaria de Saúde, site: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2021/05/19/caps-guara-comemora-semana-da-luta-antimanicomial/

Nenhum comentário

Pixel

Pixel