A PMDF fará uma seleção para curso sobre policiamento em moto - A NOTÍCIA NA FORMA DA LEI, O SEU JORNAL DIGITAL!

Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

A PMDF fará uma seleção para curso sobre policiamento em moto

  Aprovados em processo interno terão aulas com veículos de 250 a 800 cilindradas | Foto: Divulgação/PMDF Trinta policiais serão capacitados...

 

Aprovados em processo interno terão aulas com veículos de 250 a 800 cilindradas | Foto: Divulgação/PMDF

Trinta policiais serão capacitados pela Rotam em técnicas de pilotagem, escolta e tiro.

Pilotar uma motocicleta já não é considerada uma tarefa fácil. Imagine ter que guiá-la portando um equipamento pesado, precisando trocar de terreno rapidamente e em alta velocidade? É focado nesses aspectos técnicos da pilotagem que a Polícia Militar (PMDF) vai oferecer, entre 23 de abril e 18 de junho, o Curso de Motociclista Policial 2021 — Nível Misto, promovido pelo Batalhão de Policiamento Tático Motorizado (Rotam).

Para preencher as 30 vagas para a capacitação, a PMDF vai realizar um processo seletivo interno. No curso, os policiais têm oficinas de técnicas de pilotagem em ambiente urbano e rural, de técnicas de escolta, de abordagem policial em motocicletas, de tiro embarcado e instruções teóricas sobre legislação de trânsito.

Cilindradas robustas

Para as aulas práticas de pilotagem, a PMDF vai ofertar 45 motos para os alunos e instrutores. Além disso, os veículos também serão diferentes, variando de modelos entre 250 cilindradas, para instruções básicas, até motos mais robustas, de 600 e 800 cilindradas, usadas em escoltas e outras atividades de policiamento.

“A moto é um veículo facilitador. Com as competências agregadas no curso, conseguimos, por meio dela, transitar mais facilmente em terrenos diferentes, ser mais ágil em perseguições, facilitando o acompanhamento de infratores que estejam fugindo a pé ou de bicicleta”Capitão Anderson Corrêa, comandante do Grupo Tático de Ações Motociclísticas.

O coordenador do curso e comandante do Grupo Tático em Ações Motociclísticas, capitão Anderson Corrêa, ressalta os benefícios práticos que as técnicas ensinadas durante as oficinas trazem para os policiais: “A moto é um veículo facilitador. Com as competências agregadas no curso, conseguimos, por meio dela, transitar mais facilmente em terrenos diferentes, ser mais ágil em perseguições, facilitando o acompanhamento de infratores que estejam fugindo a pé ou de bicicleta”.

Além da agilidade, as motocicletas também garantem um policiamento mais efetivo para a corporação, e o curso da ROTAM enaltece essas qualidades que são vitais para as políticas de segurança pública. “As técnicas ensinadas direcionam o policiamento no sentido de se evitar acidentes, aumentando a eficiência das ações nas ruas. A própria moto em si é um veículo de manutenção mais barata, e o motopoliciamento também é mais eficiente no ponto de vista do custo benefício”, destaca o Capitão Corrêa.

Tendência nas grandes cidades 

O subcomandante da Rotam, major Cabele, reforça a importância da capacitação para o trabalho realizado pelo Batalhão. “Essa modalidade de policiamento, em motocicleta, é extremamente eficiente e uma tendência em todas as grandes cidades”, afirma. “É muito importante manter esses efetivos capacitados, pois a exposição a riscos em cima de uma moto é muito maior. O nosso curso é de referência nacional”.

Em sua maioria, as oficinas do curso são ministradas em espaços abertos, como pátios ou estacionamentos. Para as aulas que serão iniciadas em abril, a PMDF solicitou uma área próxima do Estádio Nacional de Brasília ou um dos estacionamentos do complexo da Adasa, na antiga Rodoferroviária, para as aulas. Com informações da Agência Brasília

Nenhum comentário

Pixel

Pixel